
A Amazon está a testar uma nova tecnologia que pode ser um vislumbre do seu futuro no mercado de consumo: óculos inteligentes. Atualmente, o foco está nos seus motoristas de entrega, que estão a receber um par de óculos com um ecrã monocromático, desenhado para otimizar e facilitar o seu trabalho diário.
Como funcionam os óculos para estafetas?
Estes dispositivos não são um acessório de moda, mas sim uma ferramenta de trabalho potente. Recorrendo a visão computacional, os óculos ajudam os estafetas a digitalizar embalagens, fornecem instruções de navegação passo a passo para percursos a pé e permitem tirar fotografias como prova de entrega.

De acordo com a própria Amazon, as funcionalidades vão mais além. Os óculos inteligentes foram concebidos para ajudar os motoristas a encontrar o pacote correto dentro das instalações de triagem e a digitalizar números de forma mais eficiente. Adicionalmente, o sistema pode fornecer alertas sobre potenciais riscos de segurança nas proximidades, como zonas com pouca iluminação, ou avisar caso a entrega esteja a ser feita no local errado.
Curiosamente, e ao contrário de outras empresas como a Meta, a Amazon não orienta explicitamente os motoristas a não usarem o dispositivo enquanto conduzem. A empresa esclarece que a navegação é destinada a percursos pedestres, mas não impõe limitações sobre o seu uso ao volante.
Um vislumbre do futuro da Amazon?
Apesar de ser uma ferramenta para uso profissional, a forma como estes óculos funcionam pode revelar os planos da gigante do comércio eletrónico para o futuro dos wearables de consumo. Sabe-se que a Amazon está a desenvolver uma versão de realidade aumentada que deverá ser lançada até 2027.
Este futuro dispositivo, com o nome de código "Jayhawk", também incluirá um ecrã e posicionar-se-á como um concorrente direto a produtos como o Galaxy XR da Samsung e o Apple Vision Pro. Assim, a experiência adquirida com os seus estafetas poderá ser crucial para o desenvolvimento de um produto de sucesso para o mercado de massas.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!