
O Google Chrome para Android concluiu a implementação do seu novo design "Material You Expressive", trazendo uma lufada de ar fresco à interface do popular navegador. A atualização, que começou a ser distribuída no final de agosto, está agora disponível para todos os utilizadores e alinha o visual do Chrome com o de outras aplicações da Google que já receberam a mesma linguagem de design.
Um menu mais organizado e funcional
Uma das alterações mais visíveis encontra-se no menu de três pontos. Ao abri-lo, os botões para avançar, adicionar aos marcadores, transferências, informações do site e atualizar a página surgem agora em destaque no topo, dentro de recipientes circulares. Esta organização ajuda a destacar as ações mais comuns da lista crescente de opções. O ícone de estrela dos marcadores também muda para um quadrado arredondado quando visita uma página já guardada.
Grelha de separadores e grupos com nova cor
A grelha de separadores (Tab Grid) também foi redesenhada. O botão para abrir um novo separador está agora inserido num quadrado arredondado com uma cor de fundo que se adapta ao tema do sistema, graças ao Dynamic Color. O seletor entre separadores abertos, modo de navegação anónima e grupos de separadores está agora contido num único bloco visual, facilitando a navegação. Adicionalmente, os grupos de separadores passam a adotar a cor que o utilizador selecionou, o que ajuda a distingui-los mais facilmente.

Segundo o 9to5Google, o Google chegou a testar alterações na barra de endereço, com um indicador de progresso segmentado com cantos arredondados enquanto as páginas carregam, mas esta funcionalidade não foi totalmente implementada para todos os utilizadores.
Apesar da renovação visual, o Chrome manteve o tamanho dos botões, o que faz com que a interface pareça mais compacta em comparação com outras aplicações da Google que adotaram botões maiores no seu redesign Material You. Esta decisão mantém a familiaridade da interface do Chrome, que não tem sofrido alterações drásticas ao longo das várias linguagens de design da Google.
Esta atualização está a ser distribuída de forma faseada através dos servidores da Google para quem tem o Chrome 141 no Android. Se ainda não recebeu o novo visual, forçar a paragem da aplicação nas definições do seu smartphone poderá acelerar o processo.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!