1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Volkswagen

A parceria entre o Grupo Volkswagen e a Rivian, focada no desenvolvimento de software para veículos elétricos, poderá ter um futuro mais abrangente do que se pensava. A joint-venture RV Tech, criada para desenvolver a arquitetura e o software para os chamados veículos definidos por software (SDV) da marca alemã, tem uma plataforma tão robusta que poderá ser adaptada a modelos com motor de combustão.

A revelação foi feita por Carsten Helbing, co-diretor-executivo da RV Tech, em declarações à Reuters.

Arquitetura capaz, mas foco nos elétricos

Segundo Helbing, "trata-se de uma arquitetura extremamente capaz, que poderia ser usada futuramente também em veículos com motor de combustão interna". O executivo salientou, no entanto, que esta adaptação exigiria trabalho adicional, tanto ao nível dos componentes como da própria plataforma, para suportar diferentes configurações de conjuntos motrizes.

Apesar desta porta aberta para o futuro, o co-CEO da RV Tech fez questão de sublinhar que, para já, o foco da equipa se mantém "exclusivamente nos veículos elétricos". "O que vier depois será decidido posteriormente", acrescentou.

Apanhar a Tesla e as marcas chinesas

O objetivo principal desta joint-venture é acelerar o desenvolvimento tecnológico da Volkswagen e reduzir a vantagem atual de rivais como a Tesla e de várias marcas chinesas no domínio dos SDV.

O primeiro veículo a estrear esta nova tecnologia será a versão de produção do Volkswagen ID.EVERY1, que será fabricado em Portugal, na Autoeuropa, com lançamento previsto para 2027. Os testes da nova plataforma devem começar ainda este ano.

Este novo sistema será a base de todos os futuros veículos elétricos do grupo alemão, especialmente os que irão assentar na nova Scalable Systems Platform (SSP), a arquitetura que sucederá à atual MEB. A SSP servirá de base a modelos muito aguardados, como o futuro Golf elétrico e o T-Roc elétrico, esperados a partir de 2029.

Rivian também beneficia

Do lado da Rivian, a tecnologia será implementada nos seus próximos modelos R2, R3 e R3X, e será também usada para otimizar os veículos já existentes da marca. Para levar a cabo esta tarefa, a RV Tech montou uma equipa global que já conta com mais de 1500 funcionários.

"A joint-venture está a desenvolver rapidamente a arquitetura que vamos utilizar nos nossos futuros veículos definidos por software", afirmou Oliver Blume, diretor-executivo do Grupo Volkswagen. "Cada passo rumo às nossas metas ambiciosas está a ser dado com determinação e foco."




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech