
A contagem decrescente para a noite mais importante da indústria dos videojogos já começou. A cerimónia dos The Game Awards 2025, que se realizará no dia 11 de dezembro no Peacock Theater em Los Angeles, promete revelar qual o título que sucederá ao aclamado Astro Bot como Jogo do Ano.
Após o anúncio oficial dos nomeados esta segunda-feira, o cenário está montado para uma batalha renhida, embora um título em particular tenha surpreendido tudo e todos ao quebrar recordes históricos de nomeações.
Os candidatos a Jogo do Ano
A lista de finalistas para o prémio máximo reflete um ano forte para a indústria, com uma mistura saudável de sequelas aguardadas e novas propriedades intelectuais. Os nomeados para Jogo do Ano são:
Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive/Kepler Interactive)
Death Stranding 2: On The Beach (Kojima Productions/Sony Interactive Entertainment)
Donkey Kong Bananza (Nintendo EPD/Nintendo)
Hades II (Supergiant Games)
Hollow Knight: Silksong (Team Cherry)
Kingdom Come: Deliverance II (Warhorse Studios/Deep Silver)
Curiosamente, metade destes títulos — Clair Obscur, Hades II e Silksong — estão também nomeados para a categoria de Melhor Jogo Independente, onde competem contra Absolum, Ball x Pit e Blue Prince.
Um novo recorde histórico
O grande destaque deste ano vai para Clair Obscur: Expedition 33. Com um total impressionante de 12 nomeações, incluindo três na categoria de melhor performance, o jogo não é apenas o mais nomeado deste ano, mas torna-se o título com mais nomeações na história de 12 anos da cerimónia.
Logo atrás surgem Death Stranding 2 e Ghost of Yōtei com oito nomeações cada, seguidos por Hades II com sete e Silksong com cinco. A nível de editoras, a Sony Interactive Entertainment lidera a tabela com um total de 19 nomeações no seu portfólio.
Grandes nomes fora da corrida principal
Como é habitual, a competição feroz deixou vários pesos pesados de fora da categoria principal, embora tenham garantido o seu lugar noutras secções. Títulos como Arc Raiders, Indiana Jones and the Great Circle, e o frenético Mario Kart World marcaram presença nas listas.
Também Assassin’s Creed Shadows, a expansão Elden Ring: Nightreign, Battlefield 6 e o terror de Silent Hill f conseguiram nomeações em categorias técnicas ou de género específico. Destaque ainda para jogos como Rematch e Marvel’s Deadpool VR (este último nomeado mesmo antes do seu lançamento oficial) que também figuram na lista.
Votação e onde assistir
As votações para o público já estão abertas no site oficial do evento. É importante notar que o voto do público representa 10% da pontuação final, ficando os restantes 90% a cargo de um júri especializado composto por dezenas de meios de comunicação global. A exceção é o prémio "Players’ Voice", cujos nomeados serão revelados a 1 de dezembro e que será decidido a 100% pelos fãs.
A cerimónia será transmitida em diversas plataformas e, pela primeira vez, The Game Awards chegam ao Amazon Prime Video. Como sempre, para além dos prémios, esperam-se dezenas de anúncios e trailers mundiais. Será este o ano em que finalmente teremos novidades concretas sobre Half-Life 3? Só assistindo para saber.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!