1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Samsung ssd

Os utilizadores de computadores e entusiastas de tecnologia podem respirar de alívio. Após um período de incerteza gerado por especulações de que a gigante sul-coreana estaria a preparar-se para abandonar a produção de unidades de armazenamento SATA, a Samsung veio a público esclarecer a situação e garantir a continuidade destes produtos.

A preocupação instalou-se no mercado recentemente, impulsionada por rumores que indicavam que a empresa poderia seguir os passos de outras fabricantes e descontinuar os seus SSDs SATA para libertar linhas de produção. No entanto, numa declaração oficial, a empresa colocou um ponto final nestas notícias.

Rumores são "falsos", garante a marca

A origem do pânico entre os consumidores deveu-se, em grande parte, ao contexto atual da indústria, marcado pela recente decisão da Micron em sair do mercado de consumo. Com uma das grandes referências a abandonar o barco, o receio de que a Samsung fizesse o mesmo ganhou tração rapidamente.

Contudo, num comunicado exclusivo enviado ao Wccftech, um porta-voz da Samsung foi perentório: "O rumor relativo à descontinuação dos SSDs SATA ou outros SSDs da Samsung é falso".

Esta confirmação assegura que modelos populares e essenciais para a atualização de computadores mais antigos, ou para quem procura armazenamento secundário acessível, continuarão a ser produzidos e distribuídos globalmente. A Samsung mantém-se assim como um dos pilares fundamentais no fornecimento de memória NAND para o consumidor final.

O "gargalo" da Inteligência Artificial

Embora a disponibilidade dos produtos esteja assegurada, o mercado de componentes enfrenta desafios reais que alimentaram estas especulações. A procura explosiva por hardware dedicado à Inteligência Artificial tem colocado uma pressão imensa sobre as cadeias de fornecimento de DRAM e NAND.

As fabricantes têm sido forçadas a ajustar as suas linhas de produção para satisfazer a "loucura" da IA, o que cria estrangulamentos na oferta de componentes para uso geral. Embora a Samsung não vá deixar de produzir SSDs, a escassez de componentes poderá ter reflexos no custo final para o consumidor. Grandes fabricantes de computadores, como a Dell e a Lenovo, já alertaram para a possibilidade de aumentos de preços nos próximos tempos devido a esta mesma escassez.

Por agora, a boa notícia é que a tecnologia SATA não tem os dias contados na Samsung, garantindo que o mercado continua a ter opções fiáveis para todas as necessidades de armazenamento.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech