
Mais de oito meses após o lançamento da versão 3.0, o popular software de edição de imagem e desenho open-source, Pinta, recebeu uma atualização significativa. A versão 3.1 traz um conjunto robusto de novas funcionalidades e melhorias no fluxo de trabalho, afirmando-se como uma alternativa leve e capaz para artistas digitais e utilizadores que procuram ferramentas de edição acessíveis.
Melhorias no desempenho e novas ferramentas de precisão
Uma das alterações mais profundas nesta atualização reside no núcleo da aplicação. O widget da área de desenho (canvas) foi totalmente reescrito, o que resulta num aumento notável de desempenho e numa redução do uso de memória, especialmente visível ao fazer zoom em imagens de maiores dimensões.
Para os criadores de arte técnica ou isométrica, o Pinta 3.1 introduz uma nova grelha axonométrica, oferecendo uma precisão superior no desenho e alinhamento de elementos gráficos. As ferramentas de seleção também receberam atenção: a ferramenta de laço (lasso) ganha agora um modo de polígono para seleções de regiões mais precisas, enquanto as áreas selecionadas são projetadas e destacadas nas réguas, facilitando o enquadramento. Além disso, o contorno da seleção passa a ser animado para melhorar a visibilidade sobre diferentes tipos de fundo.
Novos efeitos e aprimoramentos na interface
A criatividade ganha novos recursos com a introdução do efeito "Cells". Paralelamente, o efeito de "Dithering" foi atualizado para conseguir utilizar a paleta de cores atual do programa ou paletas predefinidas, oferecendo maior controlo sobre o resultado final. O efeito "Twist" beneficia agora de um novo parâmetro de percentagem de raio, e os controlos de efeitos, no geral, foram expandidos para permitir o ajuste direto dos valores de "random seed" (semente aleatória) junto ao botão de gerar nova semente.
A usabilidade foi refinada em vários pontos. Os utilizadores encontrarão agora pegas (handles) para ajustar o comprimento e a direção dos gradientes diretamente na imagem. A barra de ferramentas passa a exibir atalhos de teclado em todas as descrições (tooltips) dos botões, facilitando a aprendizagem dos comandos rápidos.
A gestão de camadas foi simplificada com um menu de contexto acessível via clique direito, e a ferramenta de texto suporta agora o atalho Ctrl+Backspace para apagar palavras inteiras. Para quem utiliza fluxos de pintura digital, manter o rato pressionado com o pincel "Splatter" permite agora um desenho contínuo. A compatibilidade da plataforma foi também alargada, com a inclusão de um instalador para Windows ARM64, conforme detalhado nas notas oficiais de lançamento no GitHub.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!