1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Waymo

A Waymo passou os últimos três anos a refinar e a testar um veículo semelhante a uma minivan, fabricado pela construtora automóvel chinesa Zeekr. Agora, nas vésperas deste robotáxi se juntar à frota comercial oficial da empresa, o veículo vai receber uma nova identidade.

Segundo confirmou a empresa ao TechCrunch, o robotáxi Zeekr RT passará a chamar-se "Ojai" (pronuncia-se "oh-hi"). O nome é inspirado numa vila nas montanhas Topatopa, acima de Los Angeles, conhecida pela sua comunidade artística e foco no bem-estar.

Uma questão de familiaridade e simpatia

A explicação oficial para esta mudança de nome prende-se com o reconhecimento da marca. De acordo com um porta-voz da empresa, a Waymo determinou que o público norte-americano não está familiarizado com a marca Zeekr.

Além disso, esta estratégia de branding pretende influenciar diretamente a experiência do utilizador. Aparentemente, quando os clientes entrarem futuramente num Ojai, o robotáxi irá cumprimentá-los com um trocadilho sonoro "Oh hi" seguido do seu nome. É uma abordagem que a empresa considera simpática e acolhedora.

Naturalmente, no mercado dos Estados Unidos, abandonar o nome de uma fabricante automóvel chinesa também poderá ser visto como uma vantagem estratégica para a aceitação do produto.

Evolução do protótipo e especificações

Para quem não acompanhou o processo, a parceria entre a Waymo e a Zeekr (pertencente ao Geely Holding Group) foi firmada em 2021. No ano seguinte, a empresa apresentou um conceito deste robotáxi num evento em Los Angeles. O protótipo baseava-se numa versão da arquitetura SEA-M da Zeekr, desenhada para "produtos de mobilidade futura".

Um detalhe curioso é que o protótipo original não possuía volante. No entanto, o modelo Ojai, que foi exibido na CES 2026, já inclui este componente. O veículo sofreu vários ajustes ao longo dos anos, fruto do desenvolvimento e testes realizados em cidades como Phoenix e São Francisco.

Em termos de hardware, o Ojai mantém o conjunto impressionante de sensores revelado anteriormente: 13 câmaras, quatro unidades lidar, seis radares e um conjunto de recetores de áudio externos. Uma pequena alteração estética foi feita na cor da pintura, que passou de um tom azulado para um prateado mais neutro.

Expansão iminente

Todos estes ajustes finais acontecem numa altura em que o Ojai está prestes a entrar em serviço comercial. Atualmente, os funcionários da Waymo, bem como os seus familiares e amigos, já podem chamar a carrinha Zeekr em São Francisco e Phoenix, o que representa habitualmente um dos últimos passos antes da disponibilização ao público geral.

A empresa encontra-se num momento de rápida expansão, com planos para lançar o seu serviço de robotáxis comerciais numa dúzia de novas cidades ao longo do próximo ano, incluindo destinos como Londres e Las Vegas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech