
Talvez não precise de comprar um anel inteligente ou um novo gadget de IA apenas para conseguir gerir a sua lista de afazeres. A Doist, a empresa responsável pela popular aplicação de gestão de tarefas, acaba de lançar uma nova funcionalidade alimentada por Inteligência Artificial chamada Todoist Ramble. Esta ferramenta promete converter a sua voz em tarefas estruturadas usando linguagem natural, dispensando a necessidade de teclar enquanto está em movimento.
Como o próprio nome sugere (em inglês, "ramble" pode significar divagar), a funcionalidade consegue pegar no seu discurso desestruturado e transformá-lo numa tarefa organizada. A aplicação é capaz de captar e categorizar automaticamente detalhes que mencione, como prazos de projetos, níveis de prioridade, duração estimada e até a quem a tarefa deve ser atribuída.
A ideia central é resolver um problema comum: muitas vezes lembramo-nos do que temos de fazer quando não estamos em frente ao computador, mas pegar no telemóvel para escrever um lembrete nem sempre é prático. Com o Ramble, embora ainda tenha de sacar do telemóvel, basta tocar no ícone e começar a falar. A Todoist garante que a aplicação atualiza a informação em tempo real, respondendo até a edições e correções que faça enquanto fala, como "na verdade, marca isso para quinta-feira".

Potência do Gemini e compreensão em tempo real
O motor por trás desta novidade é robusto. O Ramble foi construído com base em grandes modelos de linguagem (LLMs) e integra o conjunto de funcionalidades Todoist Assist. Para garantir a compreensão do discurso em tempo real, a empresa recorre ao modelo Gemini 2.5 Flash Live da Google, através da Vertex AI.
À medida que o áudio é transmitido para o sistema, o modelo transcreve o discurso e identifica as tarefas, datas e outros detalhes cruciais para gerar a entrada na sua lista. A empresa sublinha a importância da privacidade, garantindo que o áudio não é armazenado nem utilizado para treinar a IA, sendo a aplicação certificada com a norma SOC2 Tipo II.
Esta funcionalidade coloca o software em competição direta com uma nova vaga de hardware de IA, como dispositivos wearables que transcrevem notas, ou o crescente mercado de anéis inteligentes, onde se inclui o futuro anel Index 01 da Pebble.
Disponibilidade e adesão
Antes do lançamento oficial, o Ramble passou por uma fase de testes com cerca de 150.000 utilizadores do programa experimental da Doist. Os dados revelaram que a taxa de sucesso na criação de tarefas melhorou significativamente, passando de cerca de 40% em outubro para aproximadamente 62% em dezembro. A empresa afirma ainda que a introdução desta ferramenta impulsionou as atualizações para planos pagos, com uma taxa cinco vezes superior à registada anteriormente.
O Todoist Ramble já está disponível para todos os utilizadores em iOS, Android, desktop e web, suportando 38 idiomas. Os utilizadores do plano gratuito (Beginner) também têm acesso à funcionalidade, embora com um limite mensal de sessões, enquanto os planos Pro e Business oferecem uso ilimitado. Para facilitar o acesso rápido, a funcionalidade pode ser ativada através de atalhos no ecrã de bloqueio no iOS ou widgets e definições rápidas no Android.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!