
A OpenAI assinou um acordo estratégico com o conglomerado indiano Tata Group para garantir 100 megawatts de capacidade de centros de dados preparados para inteligência artificial no país. Esta parceria insere-se no projeto Stargate e tem como objetivo a longo prazo escalar a infraestrutura até 1 gigawatt. A empresa norte-americana torna-se assim na primeira cliente da divisão de centros de dados HyperVault da Tata Consultancy Services (TCS).
O impacto no mercado de trabalho e empresas
O acordo estipula a implementação do ChatGPT Enterprise em toda a força de trabalho do conglomerado indiano, começando com centenas de milhares de funcionários da TCS. Além disso, as equipas de engenharia da TCS vão utilizar as ferramentas Codex para uniformizar o desenvolvimento de software nativo de inteligência artificial em toda a organização. N Chandrasekaran, presidente da Tata Sons, destacou que a colaboração vai ajudar a construir uma infraestrutura de topo na Índia e a qualificar os profissionais do país para a era da inteligência artificial.
A expansão acontece numa altura em que a Índia regista mais de 100 milhões de utilizadores semanais das ferramentas da empresa, abrangendo estudantes, programadores e empreendedores. Ter a capacidade de processamento instalada localmente é um fator crítico para as empresas que lidam com informações sensíveis, permitindo reduzir a latência e cumprir com as regras de localização de dados e conformidade exigidas pelos setores regulamentados.
Novos investimentos e presença local reforçada
Para apoiar o negócio HyperVault, a TCS garantiu em novembro de 2025 o apoio da empresa de capital de risco TPG, num investimento planeado na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. A criadora do famoso assistente virtual planeia ainda abrir novos escritórios em Bombaim e Bangalore ainda este ano, reforçando a sua presença que já conta com instalações em Nova Deli. A TCS será também a primeira organização fora dos Estados Unidos a participar nos programas de certificação da tecnológica, desenhados para ajudar os profissionais a criar competências práticas na área.
O anúncio coincide com a cimeira AI Impact Summit em Nova Deli, que conta com a presença de líderes mundiais do setor tecnológico, incluindo Sam Altman, Sundar Pichai da Google e Dario Amodei da Anthropic, juntamente com várias startups locais. Todos os detalhes estratégicos desta expansão de infraestrutura foram partilhados no comunicado oficial da OpenAI.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!