1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nof

Avançado
Pagamentos móveis em destaque em conferência da APDC Lisb67

Os Mobile Payments, um tema em destaque na conferência da APDC, são uma das últimas tendências de mercado em Portugal e no mundo.

O tema dos Mobile Payments está incontornavelmente na lista das últimas tendências de mercado não só em Portugal como no mundo. Para já antecipa-se crescimento, numa fase em que é claramente reconhecida a crescente penetração de smartphones e tablets a preços cada vez mais competitivos, em que os produtores garantem a evolução tecnológica dos equipamentos e em que se assiste ao investimento em redes móveis cada vez mais rápidas.

Neste contexto, em Portugal, a PT volta a estar à frente do desenvolvimento depois de ter anunciado, a 20 de março, o aranque do projeto piloto TMN Wallet (veja aqui a notícia). Na mesma semana, a Associação Portuguesa das Comunicações põe o tema dos Mobile Payments em destaque numa conferência, realizada a 22 de março, em Lisboa, que juntou representantes dos diversos players com interesses manifestos neste mercado.

Tiago Silva Lopes, da Direção de Dados e Conteúdos Multiplataforma, foi um dos participantes deste debate que teve como moderador José Gomes Ferreira, subdiretor de Informação da SIC, e em que também marcaram presença representantes do Millenium BCP, Google Portugal, Vodafone Portugal, Grupo SIBS, Optimus e Visa Europe.

Na conferência, Tiago Silva Lopes começou, precisamente, por alertar que os portugueses já têm alguns hábitos de compra através do telemóvel, e deu o exempo da compra de waiting rings e ringtones para telemóvel. Mas agora novas oportunidades se abrem com o lançamento do serviço TMN Wallet, que "possibilita a realização de compras através de quatro tecnologias: SMS, SSD, NFC e QRCode", nesta primeira fase direcionado apenas para colaboradores da operadora líder de mercado. Para todos os diversos players, o NFC é sem dúvida a tecnologia que mais rapidez e eficiência aporta nos pagamentos móveis, no entanto, referiu Tiago Silva Lopes, para a PT era incontornável a aposta nas outras tecnologias. Não só porque só agora começam a surgir no mercado equipamentos habilitados com esta tecnologia, mas acima de tudo porque a PT está presente locais, nomeadamente no continente africano, em que o pagamento através de SMS e SSD são mais adequados à realidade dos mercados. Nesta fase, refere o diretor, a PT tem como prioridade "conhecer melhor a tecnologia para a disponibilzar" e, em segundo lugar, compreender e analisar "as implicações sociais que estas novas tecnologias podem trazer".

Mas a verdade é que o mercado está a mudar, o que acaba também por ser um reflexo do valor acrescentado que serviços como este geram. Convém não esquecer, destaca o diretor, que os smartphones sao aparelhos mais inteligentes e que vêm, no fundo, permitir a realização de mais operações do que as possibilitadas pelos cartões de pagamento.

Por outro lado, com esta tecnologia é possível, salvaguardando todas as condições de privacidade e segurança, saber em tempo real onde as pessoas andam para assim lhes ser garantido valor
acrescentado em termos de consumo, nomeadamente possibilitando-lhes o acesso a promoções através do telemóveis.

Finalmente, o TMN Wallet, no futuro, não se irá apenas resumir a um serviço que veio substituir o dinheiro, mas permitirá a integração de outros cartões de pagamento, de cartões de fidelização, abrindo-se um leque diversificado de oportunidades e de vantagens para os consumidores.

Na conferência, todos os stakeholders presentes reconheceram que os pagamentos móveis trazem mais comodidade para quem paga e mais eficiência para quem recebe, traduzindo-se no contexto global do país numa oportunidade de geração de riqueza e de aumento do Produto Interno Bruto, de acordo com José Gomes Ferreira.

Trata-se acima de tudo de um negócio seguro e fiável, suportado através de um equipamento com o qual as pessoas se sentem confortáveis, que traz comodidade, conveniência e valor acrescentado ao cliente. A apetência dos portugueses para acompanhar estas tendências é conhecida e a realidade comprova que cada vez mais operações são realizadas com o telemóvel e que o seu uso é comprovadamente crescente.

Na conferência ficou ainda em destaque o facto de uma percentagem significativa de transações de baixo custo serem realizadas em dinheiro, o que significa que há uma margem importante de crescimento para os pagamentos móveis. A vantagem para as economias é que serviços como o TMN Wallet vêm incentivar uma economia formal, na medida em que permitem o conhecimento de todas as transações realizadas pelos consumidores, o que se traduz em criação de mais riqueza para os países.

O grande desafio nesta fase passa pela definição do ecossistema e coordenação dos players deste negócio, de modo a que possa ser acelerada a introdução da tecnologia no mercado quer na vertente do cliente, quer na vertente dos retalhistas.

Fonte: Portugal Telecom

Ver perfil do usuário

xD

Técnico
xD
Já estou a ver os próximos anos a pagar o café via sms com o dinheiro que acumulo do Vodafone Extravaganza sem mensalidade. :X

Ver perfil do usuário padre_irotiku

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech