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Rainbow Six Siege

O fim de semana ficou marcado por um dos incidentes mais insólitos e graves na história recente dos jogos online. A Ubisoft confirmou ontem que o popular shooter tático Rainbow Six Siege foi alvo de uma falha de segurança crítica, obrigando a editora a encerrar de emergência os servidores do jogo e o respetivo mercado digital enquanto tentava resolver o problema.

Os piratas informáticos conseguiram assumir o controlo de uma parte significativa dos sistemas do jogo, ganhando acesso a ferramentas de administração que lhes permitiram banir e remover banimentos de utilizadores, enviar mensagens personalizadas através da barra de notificações de banimento e desbloquear todos os itens cosméticos do jogo. No entanto, a ação mais surpreendente foi a distribuição massiva de moeda virtual: cada jogador recebeu 2 mil milhões de Créditos R6 e Renown.

Uma "fortuna" virtual em cada conta

A escala desta injeção de moeda é difícil de processar. Tendo em conta que a loja da Ubisoft vende pacotes de 15.000 créditos por cerca de 99,99 dólares, o valor real em dinheiro dos 2 mil milhões de créditos depositados nas contas dos jogadores ascende a aproximadamente 13,33 milhões de dólares por pessoa.

Perante a gravidade da situação e o desequilíbrio total da economia do jogo, a editora não teve outra opção senão "puxar a ficha". Conforme comunicado através da conta oficial do jogo no X, a equipa de desenvolvimento desligou os servidores para conter os danos e iniciar os trabalhos de recuperação.

Rollback e ausência de castigos

Apesar do caos gerado, a Ubisoft, que recentemente esteve nas notícias por ter adquirido a March of Giants e um estúdio da Amazon, procurou tranquilizar a comunidade. A empresa esclareceu que nenhum jogador será punido por ter gasto os créditos que recebeu indevidamente durante o ataque.

Para restaurar a normalidade, a solução passará por um rollback dos servidores. Todas as transações realizadas após as 11:00 UTC de sábado serão revertidas para evitar abusos e eliminar o impacto da moeda gerada pelos hackers. Até ao momento da redação deste artigo, os serviços ainda não tinham sido totalmente restaurados, deixando a comunidade em suspenso sobre quando poderão regressar à ação.




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