1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


carros em stand

O Standvirtual partilhou recentemente o seu estudo anual do mercado automóvel referente a 2025, e os resultados mostram uma mudança clara nas estradas nacionais. A importação de viaturas ligeiras de passageiros deu um salto de 62,7% nos últimos quatro anos, passando de cerca de 75 mil para 122 mil carros matriculados.

Mercado de usados ganha nova vida

Em comparação com o ano anterior, as importações subiram 12%, um reflexo direto de uma tendência que tem vindo a ganhar raízes sólidas em Portugal. A transferência de propriedade de viaturas ligeiras também registou um aumento de 5,4% face a 2024. Curiosamente, pela primeira vez desde a pandemia, os valores acumulados de recuperação do mercado superaram os de 2019, com um crescimento ligeiro de 4,96%.

A dinâmica geral reflete uma procura que ultrapassa largamente a oferta disponível. O mês de dezembro fechou o ano com um salto impressionante de 25% na dinâmica de mercado em comparação com o mesmo intervalo de tempo de 2024.

Elétricos e soluções económicas na mira dos condutores

Pedro Soares, Senior Head of Sales do Standvirtual, sublinha que os consumidores estão hoje muito mais focados em encontrar o ponto de equilíbrio ideal entre o preço, a eficiência e a tecnologia. Segundo o responsável, a preferência por viaturas em segunda mão mais acessíveis e o aumento das importações provam que o setor se está a adaptar à carteira dos portugueses.

A procura por opções em conta disparou de forma acentuada, especialmente em março, com um pico de 46% face ao período homólogo. Os grandes vencedores foram os veículos com valores abaixo dos 15.000 euros, que viram a sua procura crescer mais de 30%. Por outro lado, quem tenta vender viaturas com menos de um ano está a deparar-se com tempos de espera mais longos para fechar negócio devido a uma oferta superior à rapidez de escoamento.

Para rematar, os modelos movidos a bateria não ficaram esquecidos. O interesse por viaturas elétricas em segunda mão aumentou de forma contínua durante todo o ano de 2025, impulsionado por uma maior confiança de quem compra e por um leque de opções cada vez mais variado nos stands nacionais.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech