1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos

Telegram logo

O domínio t.me, utilizado pela aplicação de mensagens para partilhar hiperligações de acesso rápido a canais e grupos públicos, ficou inesperadamente fora do ar. A interrupção foi motivada por exigências de conformidade com as sanções económicas aplicadas pelas autoridades dos Estados Unidos, conforme revelaram as publicações partilhadas na rede social X.

A DomainME, entidade sediada em Montenegro que faz a gestão do sufixo ".me", confirmou que o endereço eletrónico foi alvo de uma retenção de servidor ("serverhold"). Este bloqueio administrativo desliga temporariamente a acessibilidade do domínio, tendo a restrição sido levantada na manhã do dia seguinte, o que permitiu o restauro completo das funções habituais da plataforma.

O impacto do bloqueio temporário

O t.me constitui uma ferramenta central para a experiência dos utilizadores no Telegram, simplificando a expansão de comunidades e a partilha de conteúdos. A falha técnica impediu o carregamento de convites diretos e gerou forte instabilidade nas ligações externas direcionadas para a aplicação de mensagens.

De acordo com o comunicado emitido pela DomainME, a suspensão total ocorreu para garantir o cumprimento estrito das diretrizes do Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro norte-americano. Este organismo impõe pesadas penalizações financeiras a empresas e intermediários digitais que facilitem a atividade de entidades sancionadas por riscos à segurança nacional.

Relação com o cibercrime

A retenção do t.me coincidiu com a aplicação de sanções à First VPN, um fornecedor de redes privadas virtuais sinalizado pelas autoridades por colaborar em campanhas de ransomware. Os documentos oficiais publicados pelo governo dos EUA continham uma ligação direta para o grupo público do serviço criminoso no Telegram.

Em vez de isolar unicamente a hiperligação infratora presente na listagem governamental, o registrador optou por suspender preventivamente todo o ecossistema do t.me. Por outro lado, domínios alternativos e menos habituais da empresa, como o telegram.me, mantiveram-se operacionais e livres de qualquer bloqueio durante o período da ocorrência.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech