O domínio t.me, utilizado pela aplicação de mensagens para partilhar hiperligações de acesso rápido a canais e grupos públicos, ficou inesperadamente fora do ar. A interrupção foi motivada por exigências de conformidade com as sanções económicas aplicadas pelas autoridades dos Estados Unidos, conforme revelaram as publicações partilhadas na rede social X.
A DomainME, entidade sediada em Montenegro que faz a gestão do sufixo ".me", confirmou que o endereço eletrónico foi alvo de uma retenção de servidor ("serverhold"). Este bloqueio administrativo desliga temporariamente a acessibilidade do domínio, tendo a restrição sido levantada na manhã do dia seguinte, o que permitiu o restauro completo das funções habituais da plataforma.
O impacto do bloqueio temporário
O t.me constitui uma ferramenta central para a experiência dos utilizadores no Telegram, simplificando a expansão de comunidades e a partilha de conteúdos. A falha técnica impediu o carregamento de convites diretos e gerou forte instabilidade nas ligações externas direcionadas para a aplicação de mensagens.
De acordo com o comunicado emitido pela DomainME, a suspensão total ocorreu para garantir o cumprimento estrito das diretrizes do Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro norte-americano. Este organismo impõe pesadas penalizações financeiras a empresas e intermediários digitais que facilitem a atividade de entidades sancionadas por riscos à segurança nacional.
Relação com o cibercrime
A retenção do t.me coincidiu com a aplicação de sanções à First VPN, um fornecedor de redes privadas virtuais sinalizado pelas autoridades por colaborar em campanhas de ransomware. Os documentos oficiais publicados pelo governo dos EUA continham uma ligação direta para o grupo público do serviço criminoso no Telegram.
Em vez de isolar unicamente a hiperligação infratora presente na listagem governamental, o registrador optou por suspender preventivamente todo o ecossistema do t.me. Por outro lado, domínios alternativos e menos habituais da empresa, como o telegram.me, mantiveram-se operacionais e livres de qualquer bloqueio durante o período da ocorrência.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!