Os links curtos do Telegram que utilizam o domínio de redirecionamento t.me deixaram subitamente de funcionar à escala global. A interrupção foi provocada pelo regulador do domínio de topo de Montenegro (.me), que aplicou o estado de "serverHold" ao endereço principal da plataforma, removendo-o por completo do sistema global de DNS.
Até ao momento, nenhuma das entidades responsáveis emitiu um esclarecimento público sobre a decisão. O fundador e CEO do serviço, Pavel Durov, recorreu à rede social X para questionar diretamente o registo oficial da extensão, o que sugere que a empresa tecnológica não recebeu qualquer aviso prévio sobre este bloqueio técnico unilateral.
O impacto prático do estado serverHold
Ao contrário de uma falha de servidores convencional, a atribuição do estado "serverHold" acontece diretamente ao nível do registo do domínio e não da infraestrutura do operador. Na prática, quando um navegador tenta aceder a qualquer endereço formatado como t.me, os servidores de DNS devolvem um erro de inexistência (NXDOMAIN), agindo como se a página simplesmente não existisse.
Apesar de o acesso a perfis, canais e convites através da Web estar completamente quebrado em navegadores de todo o mundo, a aplicação do serviço continua a funcionar de forma normal. Adicionalmente, o domínio alternativo telegram.me permanece ativo e funcional, o que afasta o cenário de uma falha generalizada em toda a rede da empresa.
Dependência jurídica e timing sensível
O sufixo .me pertence formalmente à nação de Montenegro, mas é comercializado globalmente desde 2008 para efeitos de personalização de marcas e encurtadores de links. O registo é operado pela doMEn, uma empresa conjunta sediada nos Balcãs que inclui parceiros norte-americanos como a GoDaddy e a Identity Digital, o que submete os domínios ali registados à legislação local montenegrina.
Esta suspensão surpresa ocorre num momento complexo para Durov, que foi interrogado pelas autoridades francesas na semana passada no âmbito de um processo judicial aberto desde o verão de 2024. Embora os motivos exatos para o bloqueio técnico permaneçam por apurar, o caso levanta sérios avisos para outras grandes referências tecnológicas — como a PayPal, a WordPress ou a Meta — que também dependem desta mesma extensão para gerir serviços críticos de redirecionamento.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!