1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos

Telegram logo

Os links curtos do Telegram que utilizam o domínio de redirecionamento t.me deixaram subitamente de funcionar à escala global. A interrupção foi provocada pelo regulador do domínio de topo de Montenegro (.me), que aplicou o estado de "serverHold" ao endereço principal da plataforma, removendo-o por completo do sistema global de DNS.

Até ao momento, nenhuma das entidades responsáveis emitiu um esclarecimento público sobre a decisão. O fundador e CEO do serviço, Pavel Durov, recorreu à rede social X para questionar diretamente o registo oficial da extensão, o que sugere que a empresa tecnológica não recebeu qualquer aviso prévio sobre este bloqueio técnico unilateral.

O impacto prático do estado serverHold

Ao contrário de uma falha de servidores convencional, a atribuição do estado "serverHold" acontece diretamente ao nível do registo do domínio e não da infraestrutura do operador. Na prática, quando um navegador tenta aceder a qualquer endereço formatado como t.me, os servidores de DNS devolvem um erro de inexistência (NXDOMAIN), agindo como se a página simplesmente não existisse.

Apesar de o acesso a perfis, canais e convites através da Web estar completamente quebrado em navegadores de todo o mundo, a aplicação do serviço continua a funcionar de forma normal. Adicionalmente, o domínio alternativo telegram.me permanece ativo e funcional, o que afasta o cenário de uma falha generalizada em toda a rede da empresa.

Dependência jurídica e timing sensível

O sufixo .me pertence formalmente à nação de Montenegro, mas é comercializado globalmente desde 2008 para efeitos de personalização de marcas e encurtadores de links. O registo é operado pela doMEn, uma empresa conjunta sediada nos Balcãs que inclui parceiros norte-americanos como a GoDaddy e a Identity Digital, o que submete os domínios ali registados à legislação local montenegrina.

Esta suspensão surpresa ocorre num momento complexo para Durov, que foi interrogado pelas autoridades francesas na semana passada no âmbito de um processo judicial aberto desde o verão de 2024. Embora os motivos exatos para o bloqueio técnico permaneçam por apurar, o caso levanta sérios avisos para outras grandes referências tecnológicas — como a PayPal, a WordPress ou a Meta — que também dependem desta mesma extensão para gerir serviços críticos de redirecionamento.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech