1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre fundo de eletricidade

 

Ao longo dos últimos meses temos vindo a verificar a uma crescente onda de ataques digitais contra empresas, em números que aumentam consideravelmente e praticamente todas as semanas. Isso é agora confirmado por um estudo feito pela empresa SonicWall.

 

De acordo com o estudo, o número de ataques de ransomware tem vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos últimos meses, e a tendência será para continuar a crescer durante os próximos tempos – tendo em conta sobretudo o facto de serem lucrativos para os atacantes.

 

O estudo aponta que, a nível mundial, verificou-se um aumento de 151% no número de ataques de ransomware durante a primeira metade do ano – e em comparação com anos anteriores. No total foram realizados 304.7 milhões de ataques de ransomware durante este período.

 

Existem ainda indústrias que se encontram cada vez mais vulneráveis a ataques, entre as quais se encontra o setor das vendas, saúde, governos e educação. O setor dos governos foi onde se verificou um maior aumento no número de ataques realizados, com um crescimento de 917% face ao ano anterior.

 

Por sua vez, se o ransomware está a tornar-se mais popular, os ataques de malware “tradicional” estão a tornar-se cada vez menos comuns de serem feitos, com quedas de 24% no volume de ataques realizados. Em parte isso pode dever-se ao facto de os ataques de ransomware serem consideravelmente mais sofisticados e mais lucrativos para os atacantes.

 

O estudo aponta ainda que a maioria dos ataques focam-se sobretudo em países com empresas de elevado renome, como é o caso da Alemanha, EUA, França, Reino Unido e no Brasil. O foco será sobretudo afetar grandes empresas e elevar a possibilidade dos ganhos para os atacantes.

 

A pandemia também pode ter agravado esta situação, uma vez que mais funcionários estiveram a trabalhar a partir de casa, e aumentam também só riscos de possíveis infeções em redes internas de empresas relacionadas com este facto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech