O ransomware ainda continua bastante ativo a nível mundial, mas nos últimos meses a tendência de propagação do mesmo tinha vindo a abrandar. Porém, os últimos dados apontam que podemos estar de volta a uma grande atividade deste género de malwares.
De acordo com os dados da empresa AVTest, os ataques de ransomware tem vindo a verificar um aumento considerável no número de sistemas infetados desde o inicio de Fevereiro.
Em parte, o número de ataques realizados por malware tinha vindo a cair pelas consideráveis melhorias que foram feitas em vários sistemas de proteção para prevenir este género de ataques. Atualmente a maioria dos antivírus e softwares de segurança possuem funcionalidades que ajudam a detetar e prevenir casos de ransomware.
Apesar de estes métodos não serem totalmente eficazes, os criminosos procuram sempre formas de tentar contornar os mesmos, e ultimamente os números apontam que tem vindo a ter sucesso nessa tarefa.
Em todo o caso, é sempre recomendado que os utilizadores tenham cuidado sobre o género de ficheiros que executam nos seus sistemas, sobretudo quando estes são originários de fontes desconhecidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!