1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Há 17 anos, Vírus "Chernobyl" era ativado para destruir milhares de sistemas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Há 17 anos, Vírus "Chernobyl" era ativado para destruir milhares de sistemas em Ter 26 Abr 2016 - 16:10

DJPRMF

Ataque de virus

Foi no dia 26 de Abril de 1999 que o conhecido vírus “Chernobyl”, destinado a sistema Windows, começou a destruir milhares de sistemas em toda a Ásia e Europa.

Numa altura em que o Windows 98 era o principal sistema operativo, o vírus Chernobyl estava já presente em milhares de sistemas por todo o mundo. Mascarando-se de uma aplicação fidedigna, como a calculadora, o vírus estava configurado para ser executado apenas depois do dia 26 de Abril de 1999.

Originalmente criado por Chen Ing-hau, estudante na Universidade de Tatung, o mesmo tinha sido criado como um ataque directo às afirmações sobre a eficácia dos software antivirus por parte dos principais programadores dos mesmos. O vírus acabou por ser distribuído mundialmente após ter infectado centenas de computadores na Universidade onde se encontrava.

Atingindo esta data (ou qualquer outra posterior), o vírus era automaticamente ativado, procedendo com a eliminação de todos os dados do sistema. Este poderia mesmo infectar as BIOS das motherboards, levando a danos permanentes nas mesmas e à impossibilidade de ligar novamente o computador.

O vírus teve impacto em mais de 60 milhões de sistemas em todo o mundo, tendo também ficado conhecido por ser um dos primeiros a infetar diretamente a BIOS.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech