1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Erros de SSL nos navegadores vão aumentar nas próximas semanas: saiba porquê
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Erros de SSL nos navegadores vão aumentar nas próximas semanas: saiba porquê em Sex 24 Ago 2018 - 22:11

DJPRMF

erro ssl navegação privada

Os utilizadores do Chrome e Firefox podem começar brevemente a ver mais páginas de erro no acesso a sites HTTPS, em parte devido a uma mudança que se encontra a ser aplicada nestes navegadores.

A Google, Mozilla e várias outras empresas que possuem navegadores no mercado irão começar a marcar os certificados SSL da Symantec como inseguros. Em causa encontram-se o facto de a entidade ter permitido no passado várias entidades a emitirem os seus próprios certificados, sem vigilância ou proteção adequada, o que levou a que vários destes certificados fossem utilizados para fins maliciosos.

Depois do caso ter sido descoberto, empresas como a Google e a Mozilla revelaram que iriam começar a descontinuar os certificados da Symantec, algo que irá agora começar a ser aplicado a partir de Outubro de 2018.

Os utilizadores do Chrome ou Firefox que estejam nas versões de teste dos mesmos deverão já começar a verificar mensagens em sites populares. Um dos exemplos de maior destaque será o PayPal, que utiliza um certificado da Symantec no seu site principal. Quando se acede à plataforma a partir da versão Beta mais recente do Chrome é visível que surge uma mensagem de erro.

Neste caso, os navegadores emitem o erro “NET::ERR_CERT_SYMANTEC_LEGACY”, que basicamente indica a descontinuação dos certificados da Symantec.

erro no chome

Esta situação pode trazer alguns incómodos, sobretudo em sites que utilizem HSTS. Uma vez que esta funcionalidade impede o acesso em caso de erros, os navegadores que apresentem o problema irão deixar de permitir os utilizadores de acederem aos conteúdos.

O exemplo disto pode ser encontrado, novamente, no PayPal. Uma vez que este utiliza o HSTS, é impossível aceder ao site enquanto o certificado não for removido por completo pela entidade e alterado para outro considerado como seguro.

No caso do PayPal, esta medida poderá ainda não ter sido aplicada devido à extensão das alterações que necessitam de ser feitas. A alteração do certificado implica que alguns sistemas necessitem de ser igualmente redefinidos, o que, na escala desta plataforma, poderá demorar algum tempo.

Para os utilizadores finais, não existe muito a fazer. As alterações terão de ser realizadas pelos operadores dos websites. Porém, tendo em conta que nem todos o fazem dentro dos períodos devidos, é possível que vários sites considerados como “seguros” podem brevemente começar a apresentar mensagens de erro relativas ao seu certificado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech