1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Esta foi a pessoa que revelou todos os segredos recentemente do Facebook
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Esta foi a pessoa que revelou todos os segredos recentemente do Facebook em Seg 4 Out 2021 - 9:41

DJPRMF

Frances Haugen

Faz algumas semanas que o portal Wall Street Journal revelou um conjunto de informações relativas ao Facebook, nomeadamente sobre como este teria conhecimento que as suas redes sociais seriam tóxicas para alguns utilizadores e poderiam afetar a saúde mental dos mesmos, algo que a empresa nega publicamente.

Apesar de o caso ter sido mais um de grande impacto contra a plataforma, agora conhecem-se mais detalhes sobre quem revelou o mesmo ao portal, e a fonte pode surpreender alguns.

A fonte de todas as informações recentes conhecidas sobre o Facebook partiu de dados fornecidos por Frances Haugen, a diretora de produtos da empresa, e que também terá desviado informação considerada como sensível da empresa e que era desconhecida do público.

Frances Haugen já trabalhou em empresas como a Google e Pinterest, mas foi de forma relativamente recente que começou a trabalhar diretamente com o Facebook, como diretora de produtos da empresa. A sua experiência em outras redes sociais terá sido um dos pontos que levou à contratação para o Facebook.

Os documentos que foram recentemente revelados sobre a rede social foram análises feitas internamente pela plataforma, e da qual Frances Haugen teria conhecimento. Apesar de o Facebook negar a informação, e indicar que existem informações incorretas sobre o mesmo, a executiva aponta que os dados são reais e eram do conhecimento da rede social faz bastante tempo.

Haugen decidiu revelar estas informações publicamente depois de ponderar bastante. Segundo a mesma, o Facebook encontra-se constantemente sobre um conflito de interesses, analisando o que é bom ou mau para o público da rede social, ao mesmo tempo que também o realiza para a sua própria marca. E, na grande maioria dos casos, o Facebook opta por priorizar os seus próprios interesses invés do público.

A executiva afirma que existem casos onde o Facebook optou por manter conteúdo considerado como sendo de ódio ou de desinformação para os utilizadores, devido a ser prioridade para a empresa nos seus interesses. Um dos estudos realizados pela rede social ainda este ano, e dos quais Haugen agora revela, demonstra que a rede social poderia reduzir entre 3 a 5% o conteúdo de ódio na plataforma se aplicasse medidas efetivas.

Facebook apagar

Segundo Haugen, uma grande parte da culpa encontra-se nos algoritmos da plataforma. O Facebook possui milhares de conteúdos que pode mostrar aos utilizadores em qualquer momento, com base nos conteúdos que o mesmo tenha visto e interagido no passado, apenas com o sentido de o manter ativo na plataforma.

No entanto, este conteúdo nem sempre necessita de ser realmente o melhor para os interesses do utilizador, mas sim da própria rede social. Conteúdos com bastantes interações ou atividade vão ganhar mais destaque na plataforma, visto cativarem o público, mesmo que a informação fornecida não seja propriamente correta.

Como exemplo, o algoritmo encontra-se também otimizado para fornecer aos utilizadores que gostem de conteúdo polémico outros conteúdos que possam fomentar essa atividade, diretamente criando um ambiente tóxico para o mesmo. A executiva relembra que o Facebook ganha mais dinheiro conforme também mais conteúdo seja acedido pelos utilizadores.

Quando questionada sobre o motivo de agora revelar esta informação, Haugen afirma que não pretendia continuar a trabalhar para uma empresa que realiza este género de atividades com os utilizadores, e sobretudo, que esconde essa informação do público.

Haugen também afirma que começou a trabalhar para o Facebook em 2019, no sentido de promover campanhas contra a desinformação na plataforma, mas que terá decidido deixar a empresa quando os interesses internos da mesma superavam as medidas necessárias para combater tal atividade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech