1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Novo grupo Memento usa WinRAR como método para ransomware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo grupo Memento usa WinRAR como método para ransomware em Qui 18 Nov 2021 - 17:24

DJPRMF

Ransomware de pastas

Os criminosos encontram-se sempre a usar novas técnicas para tentarem afetar ao máximo os utilizadores, e uma tendência dos últimos meses que tem vindo a crescer são os ataques de ransomware.

A maioria dos ataques são bastante similares entre si: as vitimas descarregam algum conteúdo malicioso, que quando executado, encripta os conteúdos do sistema e pede um resgate para a entidade. Em alguns casos, os conteúdos encriptados podem ser antes enviados para sistemas em controlo dos criminosos, o que é usado como meio de troca para o caso de não pagamento.

No entanto, um novo grupo de ransomware, apelidado de “Memento”, adotou agora uma nova técnica. A maioria do software de segurança encontra-se programado para identificar grandes mudanças de ficheiros num sistema, nomeadamente quando estes ficheiros são alterados por versões “encriptadas”. No entanto, este grupo encontra-se a aplicar uma técnica ligeiramente diferente no seu ransomware.

De acordo com a empresa de segurança Sophos, o grupo utiliza o WinRAR para encriptar os conteúdos, passando por muitos sistemas de segurança. O método é também relativamente simples: nos sistemas infetados, o ransomware começa por colocar todos os ficheiros a encriptar dentro de um arquivo criado pelo WinRAR, e posteriormente encripta o mesmo com uma chave segura.

Ou seja, no final os utilizadores apenas possuem um ficheiro comprimido que possui uma senha, mas é o suficiente para impedir o acesso aos conteúdos - tendo em conta que também é consideravelmente difícil remover a senha segura de um arquivo criado pelo winrar.

O grupo, depois de encriptar os conteúdos, faz um pedido de ransomware no valor de 15.95 BTC - ou cerca de 940.000 dólares, para os utilizadores terem acesso à senha de acesso.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech