1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Telescópio James Webb captura fotos em SSD de 68GB
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Telescópio James Webb captura fotos em SSD de 68GB em Seg 18 Jul 2022 - 12:28

DJPRMF

imagem do james webb

O telescópio James Webb tem vindo a capturar incríveis imagens do universo, como nunca antes tinha sido visto. Estes dados certamente que ajudam os investigadores a estudar a origem do universo, e outras galáxias distantes.

No entanto, antes de serem enviadas para a Terra, estas imagens necessitam de ficar guardadas em algum lado. E de acordo com o IEEE Spectrum, isso é feito com um pequeno disco SSD de uns incríveis 68GB.

Tendo em conta que todo o equipamento custa mais de 10 mil milhões de dólares, e que existem muitas mais alternativas a discos SSD, é impressionante ver que este conta com um de apenas 68GB. No entanto, existe uma razão para tal.

Para começar, o James Webb encontra-se a vários quilómetros de distância da Terra, portanto não será propriamente simples de resolver qualquer problema que surja no mesmo. O disco SSD que se encontra neste está longe de ser o mesmo que se encontra nos computadores no planeta Terra, já que necessita de se encontrar protegido contra a radiação cósmica e deve suportar altas mudanças de temperaturas.

No entanto, os 68GB são suficientes para a informação que o mesmo captura, pelo menos durante algum tempo. O disco usado não é propriamente dos mais rápidos no mercado, mas pode ficar praticamente cheio com a captura de apenas 120 minutos de imagens.

Mas estes dados podem ser transmitidos de volta para a Terra através de uma ligação de 28 Mbps.

Ou seja, isto permite que os dados sejam enviados a uma velocidade consideravelmente acima do que era possível com o Hubble. Para comparação, é possível enviar cerca de 57GB de dados num dia, em comparação com apenas 1-2 GB do Hubble.

No entanto, ainda demora cerca de quatro horas para recolher todas as imagens a essa velocidade.

No entanto, ainda existem alguns contratempos que a NASA deve enfrentar. Estima-se que este disco SSD tenha a capacidade de apenas 60GB no final da vida útil prevista para o James Webb, atualmente em 10 anos. Este valor reduz ainda mais a capacidade de armazenamento, além de que deixa muita pouca margem de manobra tendo em conta outra informação que também é guardada no disco.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech