1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Autoridades afirmam ter detido suspeitos do grupo de ransomware DoppelPaymer
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Autoridades afirmam ter detido suspeitos do grupo de ransomware DoppelPaymer em Seg 6 Mar 2023 - 13:30

DJPRMF

Hacker em frente de caveira pirata

Existe um verdadeiro jogo do gato e do rato entre as autoridades e os gestores de operações de ransomware em larga escala. E recentemente, uma ação conjunta de várias autoridades em diferentes países pode ter levado à identificação dos membros do grupo do ransomware DoppelPaymer.

Numa ação conjunta entre as autoridades da Ucrânia e da Alemanha, com a ajuda da Europol e do FBI, acredita-se que os membros responsáveis pelo ransomware DoppelPaymer podem ter sido detidos. Este ransomware tinha vindo a ganhar bastante destaque pela internet desde meados de 2019 – altura em que começaram a ser realizados os primeiros ataques do grupo.

De acordo com o portal TechCrunch, as autoridades da Alemanha afirmam ter detido o que consideram ser um dos principais responsáveis do grupo "DoppelPaymer", que estaria a residir no pais. Ao mesmo tempo, as autoridades da Ucrânia também confirmaram ter detido um suspeito de ter ligações com o grupo – de notar que o grupo do ransomware DoppelPaymer acredita-se ter ligações a entidades na Rússia.

As autoridades afirmam estar a verificar os sistemas que foram apreendidos dos suspeitos, de forma a identificarem o seu nível de participação no grupo e, potencialmente, a identificarem outros autores do ransomware.

Segundo o comunicado da Europol, este grupo de ransomware terá sido relacionado com, pelo menos, 37 ataques a entidades na Alemanha, ao que se junta ainda vítimas nos EUA e em diversos outros países. Apesar de o número exato de vítimas não ter sido revelado pelas autoridades, acredita-se que o grupo tenha obtido mais de 40 milhões de euros derivado dos ataques entre Maio de 2019 e Março de 2021.

autoridades a deterem suspeitos de ransomware

Um dos ataques mais significativos deste grupo terá sido a um centro hospitalar na região de Düsseldorf, que levou ao falecimento de um idoso de 78 anos, depois de a instituição medica ter de suspender as suas atividades por falhas nos sistemas.

As autoridades acreditam que o grupo associado ao ransomware DopplePaymer terá, entretanto, alterado o nome do mesmo para "Grief", mantendo, no entanto, as suas atividades com os mesmos alvos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech