1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ataque aos sistemas da Microsoft pode ter sido mais grave que o previsto
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ataque aos sistemas da Microsoft pode ter sido mais grave que o previsto em Sáb 22 Jul 2023 - 13:14

DJPRMF

logo da microsoft com a imagem do mundo na lateral

Um grupo de hackers sediado na China encontra-se a usar chaves roubadas da Azure Active Directory para aceder a dados sensíveis de centenas de empresas a nível global, sendo que o acesso pode ter partido de uma chave privada roubada dos sistemas da Microsoft.

No passado dia 12 de Julho, a Microsoft confirmou que um grupo de hackers obteve acesso a contas do Exchange Online e Azure Active Directory (AD) de dezenas de organizações. Isto estaria a ser realizado pela exploração de uma falha na GetAccessTokenForResourceAPI da empresa, que permitia criar chaves falsas como se tivessem sido criadas pelas empresas, garantindo assim aos atacantes acesso a dados sensíveis.

Este ataque terá sido explorado para roubar informações de várias contas nos sistemas da empresa, incluindo de organizações associadas a governos mundiais.

No entanto, a escala do ataque pode ser consideravelmente mais grave do que o inicialmente previsto. De acordo com o investigador de segurança da empresa Wiz, Shir Tamari, os atacantes podem ter conseguido explorar uma falha que permitia comprometer todos os tokens criados com o OpenID v2.0 da Microsoft, porque os atacantes teriam conseguido obter acesso a uma chave privada da empresa para este fim.

imagem de exemplo do ataque, a referenciar como os atacantes usaram as chaves privadas roubadas

Apesar de a Microsoft afirmar que apenas os serviços Exchange Online e o Outlook foram afetados, os investigadores apontam agora que os atacantes podem ter comprometido praticamente qualquer cliente e aplicação da Microsoft que se encontra baseada na nuvem.

Outlook, SharePoint, OneDrive e Teams são alguns dos exemplos de aplicações que podem ter sido comprometidas como parte deste ataque, e onde podem existir mais contas, até pessoais, afetadas.

Face ao problema, a Microsoft terá revogado todas as chaves criadas neste formato, o que aparenta ter resolvido a situação dos acessos indevidos. No entanto, a empresa também terminou a semana a indicar desconhecer como os atacantes obtiveram acesso iniciar às chaves da Azure AD.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech