1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Bloqueio de pirataria em França pode levar VPNs a abandonar o país
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Bloqueio de pirataria em França pode levar VPNs a abandonar o país em Ter 25 Fev 2025 - 18:56

DJPRMF

caveira de pirataria

Muitas entidades olham para o bloqueio de sites com conteúdos piratas como uma forma eficaz de prevenir a pirataria. É por este motivo que existem vários sites com estes conteúdos bloqueados por ações judiciais em vários países – Portugal é um deles.

No entanto, também existem formas de contornar estes bloqueios, seja através do uso de DNSs públicos ou de VPNs. O uso de DNSs públicos é uma forma eficaz de contornar os bloqueios, mas ao mesmo tempo, em várias regiões os gestores de direitos de autor começam agora a apontar os dedos a fornecedores destes serviços, levando a que alguns tenham mesmo de começar a bloquear os acessos feitos pelas suas plataformas a sites de conteúdos ilegais.

Em muitos casos, uma VPN pode facilitar o acesso onde os DNS não são suficientes, tornando ao mesmo tempo a privacidade dos utilizadores mais segura, e prevenindo que possam ser associados com as atividades ilegais.

No entanto, as autoridades começaram também a olhar para os fornecedores destes serviços, e a aplicar medidas para restringir a forma como os mesmos podem atuar em determinados países, ou aplicando restrições mais elevadas. Ainda de forma recente várias entidades juntaram-se para forçar algumas plataformas de VPN a começarem a bloquear sites piratas ou de conteúdos ilegais.

Embora uma decisão final sobre esta medida tenha sido decidida, a VPN Trust Initiative , uma entidade que engloba alguns dos maiores fornecedores de serviços de VPN na internet, como a ExpressVPN, NordVPN e Surfshark, aponta que existe a possibilidade de – caso o bloqueio seja mesmo obrigatório – estes serviços podem deixar de fornecer as suas atividades em toda a região de França.

De acordo com a entidade, que se encontra em conversações constantes com algumas das maiores fornecedoras de VPNs no mercado, algumas apontam que, caso as autoridades em França obriguem a aplicar medidas que bloqueiem determinados sites na internet, podem ser ponderadas medidas para retirar por completo o negócio da região.

De acordo com o portal TorrentFreak, esta não seria uma decisão inteiramente nova. No passado, vários fornecedores de VPNs deixaram mercados como a Índia, derivado das medidas restritivas aplicadas às suas plataformas nestas regiões. Caso os tribunais em França realmente avancem para tal decisão, muitos fornecedores destes serviços podem começar a bloquear o acesso aos mesmos da região.

Isto, no entanto, pode ter as suas consequências. Com os grandes fornecedores a deixarem de disponibilizar os seus serviços em França, os consumidores podem voltar-se para plataformas alternativas, nomeadamente plataformas VPN que sejam consideradas inseguras, e que podem colocar em risco os dados transmitidos pelas mesmas.

Por agora, nenhuma decisão final foi tomada, portanto apenas o tempo dirá o que vai ser feito no mercado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech