1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Criadores do Youtube enganados para espalharem malware por falsas violações
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Criadores do Youtube enganados para espalharem malware por falsas violações em Dom 9 Mar 2025 - 9:58

DJPRMF

Hacker em Youtube

O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeos atualmente na internet, mas de tempos a tempos surgem esquemas engenhosos para tentar enganar os criadores na mesma. O mais recente esquema tenta enganar as vítimas com falsas notificações de direitos de autor, para levar à transmissão de vídeos de promoção a malware e esquemas de criptomoedas.

As ferramentas Windows Packet Divert (WPD) encontram-se a ganhar bastante popularidade em vídeos na plataforma, tendo em conta que são bastante usadas para contornar algumas das restrições e censura aplicadas em países como a Rússia e China. Muitos criadores usam vídeos na plataforma de como usar estas ferramentas – que não são diretamente contra as regras da plataforma da Google.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, os criadores do Youtube que publicam estes vídeos, normalmente recebem uma mensagem da alegada empresa criadora do WPD, indicando que o vídeo viola os seus direitos de autor, e que devem entrar em contacto para resolver a situação, ou será enviado o caso para o Youtube diretamente.

Quando os criadores, sobre a pressão de poderem receber violações de direitos de autor nos seus canais, tentam contactar a pessoa indicada, esta indica que o link que os mesmos usaram nos vídeos para o download das ferramentas encontra-se desatualizado, e deve ser alterado por um novo. Este novo link é, alegadamente, da versão mais recente do WPD, e deve ser colocado na descrição do vídeo para evitar problemas.

Porém, embora contenha a base do WPD, o mesmo integra ainda um minerador de criptomoedas, que é depois instalado nos sistemas das vítimas. Basicamente, os criadores dos conteúdos podem inadvertidamente encontrar-se a promover um software que agora é maliciosos, sem que tenham conhecimento de tal e sobre falsos pretextos.

Atualmente acredita-se que o esquema já tenha enganado mais de 2000 criadores na Rússia, mas o valor pode ser bastante mais elevado, tendo em conta que é complicado de identificar os vídeos modificados.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech