1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Grok de Elon Musk pode ter acedido a dados do governo dos EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Grok de Elon Musk pode ter acedido a dados do governo dos EUA em Seg 26 maio 2025 - 16:52

DJPRMF

Grok da xAI

Elon Musk está a recorrer à sua inteligência artificial, Grok, para analisar dados do governo dos Estados Unidos, uma iniciativa integrada nos trabalhos do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). A notícia, avançada pela Reuters na passada sexta-feira, dia 23, já está a levantar uma onda de preocupações sobre privacidade e potenciais privilégios indevidos para o magnata da tecnologia.

Segundo fontes próximas do processo, citadas pela agência noticiosa, a equipa liderada por Musk conta com uma versão personalizada da IA da X (anteriormente Twitter) para examinar diversos tipos de informações detidas pelo governo federal. Esta medida avança apesar de o Departamento de Segurança Interna (DHS) ter, alegadamente, manifestado oposição à utilização desta tecnologia.

Que dados estão na mira da IA de Musk?

Ainda não é totalmente claro que dados específicos estão a ser acedidos pelo Grok, nem como esta versão adaptada da inteligência artificial generativa foi ajustada para estas tarefas. No entanto, dada a natureza do trabalho do DOGE, os informadores creem que se trata de dados federais confidenciais.

Desde que Elon Musk iniciou a sua colaboração com o governo durante a administração de Donald Trump, o DOGE tem tido acesso a bases de dados federais consideradas altamente protegidas. Estes sistemas contêm informações sobre milhões de cidadãos americanos, bem como de funcionários públicos.

Recentemente, a atuação da agência tem sido alvo de protestos, alguns dos quais resultaram em ataques diretos ao bilionário e às suas empresas. As fontes indicam que o Grok é alimentado com estas informações sensíveis, com o objetivo de realizar análises detalhadas e gerar relatórios. A intenção seria tirar partido da capacidade da IA para processar grandes volumes de dados rapidamente, otimizando assim o trabalho do departamento.

As denúncias vão mais longe, com as fontes a revelarem que a agência estaria também a treinar a inteligência artificial para vigiar funcionários do DHS. Neste cenário, o Grok analisaria os emails da Segurança Interna à procura de servidores que não demonstrassem "lealdade" à agenda política defendida por Trump.

O relatório da Reuters aponta ainda para a utilização de um algoritmo destinado a monitorizar a atividade nos computadores de, pelo menos, doze contratados de uma agência do Departamento de Defesa dos EUA. Não foi confirmado se o Grok está envolvido neste caso específico, mas os trabalhadores em questão terão sido alertados sobre esta vigilância por um supervisor.

Alertas de especialistas: Privacidade e legalidade em causa

Especialistas em tecnologia e ética governamental, entrevistados pela Reuters, afirmam que a utilização do Grok pelo DOGE pode configurar uma violação das leis de segurança e privacidade, caso se confirme o acesso e tratamento de dados confidenciais ou sigilosos do governo. Perante a falta de transparência, existe também o receio de que estas informações possam ser acedidas indevidamente pela xAI, a empresa que desenvolve o Grok.

"Dada a escala de dados que o DOGE acumulou e dadas as inúmeras preocupações de portar esses dados para softwares como o Grok, para mim isto é uma ameaça à privacidade tão séria quanto possível”, comentou Albert Fox Cahn, diretor executivo do Surveillance Technology Oversight Project, em declarações à agência.

Benefícios indevidos? As suspeitas sobre Musk e a xAI

Os especialistas alertam ainda para a possibilidade de Elon Musk utilizar este acesso privilegiado a informações valiosas sobre contratos federais em benefício próprio, nomeadamente para os negócios da Tesla e da SpaceX. Adicionalmente, a xAI poderia estar a obter uma vantagem competitiva considerada "injusta" sobre outras empresas que desenvolvem inteligência artificial.

O silêncio e as negações oficiais

Procurados pela Reuters para comentar estas alegações, Elon Musk, o DOGE, a Casa Branca e a xAI não prestaram declarações. Por sua vez, o DHS negou ter sido pressionado a utilizar o Grok nos seus sistemas. Já o Pentágono rejeitou qualquer envolvimento na monitorização de funcionários e afirmou não ter recebido orientações para usar ferramentas de IA para essa finalidade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech