1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Xiaomi ataca o futuro dos elétricos com patente de bateria de estado sólido e autonomia para mais de 1200 km
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Xiaomi ataca o futuro dos elétricos com patente de bateria de estado sólido e autonomia para mais de 1200 km em Sáb 14 Jun 2025 - 10:54

DJPRMF

Xiaomi SU7 Ultra em modelo protótipo

A Xiaomi acaba de sinalizar a sua entrada na corrida pelo futuro das baterias para veículos elétricos ao registar uma nova patente focada na tecnologia de estado sólido. A gigante tecnológica chinesa, que recentemente abanou o mercado com o seu automóvel SU7, descreve um design inovador que promete resolver alguns dos maiores entraves desta tecnologia, apontando a autonomias superiores a 1200 quilómetros.

O segredo está na estrutura em camadas

O núcleo da inovação da Xiaomi reside numa estrutura de elétrodos em camadas, concebida para aumentar a densidade energética e a condutividade iónica – dois dos maiores desafios para a comercialização em massa das baterias de estado sólido.

O design integra um coletor de corrente com múltiplas camadas de material ativo, agentes condutores, aglutinantes e um eletrólito sólido composto por polímeros e sais metálicos. Segundo a patente, este eletrólito penetra através da espessura do elétrodo, o que encurta significativamente a distância que os iões precisam de percorrer. O resultado é um desempenho superior e carregamentos mais rápidos.

Uma das grandes vantagens apontadas pela Xiaomi é que esta abordagem é compatível com as linhas de produção já existentes para as baterias de iões de lítio, o que poderia facilitar e acelerar uma futura produção em larga escala.

Números que impressionam: carregamento de 800 km em 10 minutos?

As reivindicações da Xiaomi para o seu protótipo são ambiciosas. A empresa afirma que a nova bateria permite um design CTB (Cell-to-Body), onde a bateria faz parte da estrutura do veículo, alcançando uma eficiência de volume de 77,8%. Este pack de baterias, com apenas 120 mm de altura, otimiza o espaço interior e melhora a distribuição de peso do automóvel.

detalhes da tecnologia da Xiaomi em baterias

Em termos de performance, os números avançados são de fazer virar cabeças: uma autonomia estimada de mais de 1200 km (ciclo CLTC) e a capacidade de carregar o suficiente para percorrer 800 km em apenas 10 minutos.

Uma corrida renhida com gigantes da indústria

A Xiaomi não está, contudo, sozinha nesta maratona tecnológica. O desenvolvimento de baterias de estado sólido é visto como o próximo grande salto na indústria automóvel, e os principais nomes do setor estão a investir fortemente.

Fabricantes como a Toyota, BMW e SAIC, bem como gigantes das baterias como a CATL e a BYD, estão a desenvolver as suas próprias soluções. A BMW, por exemplo, já iniciou testes de estrada com um protótipo do i7 equipado com esta tecnologia. A CATL e a SAIC apontam para uma produção em pequena escala até 2027, enquanto a Toyota planeia lançar os seus primeiros modelos com baterias de estado sólido entre 2027 e 2028.

O futuro é sólido, mas os desafios persistem

As baterias de estado sólido prometem ser uma revolução ao substituir o eletrólito líquido das atuais células de iões de lítio por materiais sólidos, oferecendo maior densidade energética, segurança e estabilidade térmica. No entanto, ainda existem obstáculos significativos, como a condutividade iónica limitada, problemas de contacto entre as camadas e a formação de dendritos de lítio que podem causar curtos-circuitos.

A patente da Xiaomi parece focar-se em resolver o desafio do transporte de iões em elétrodos mais espessos, um ponto crucial para permitir carregamentos ultra-rápidos. Segundo analistas, este avanço pode dar à Xiaomi um caminho para integrar as suas próprias baterias de estado sólido nos seus futuros veículos elétricos, reduzindo a dependência de fornecedores externos.

Embora uma adoção generalizada desta tecnologia não seja esperada antes de 2030, a entrada da Xiaomi neste campo demonstra que a indústria está a acelerar. Com o investimento a aumentar, as baterias de estado sólido estão, passo a passo, cada vez mais perto de se tornarem uma realidade comercial.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech