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Xiaomi SU7 Ultra em modelo protótipo

 

A Xiaomi acaba de sinalizar a sua entrada na corrida pelo futuro das baterias para veículos elétricos ao registar uma nova patente focada na tecnologia de estado sólido. A gigante tecnológica chinesa, que recentemente abanou o mercado com o seu automóvel SU7, descreve um design inovador que promete resolver alguns dos maiores entraves desta tecnologia, apontando a autonomias superiores a 1200 quilómetros.

 

O segredo está na estrutura em camadas

 

O núcleo da inovação da Xiaomi reside numa estrutura de elétrodos em camadas, concebida para aumentar a densidade energética e a condutividade iónica – dois dos maiores desafios para a comercialização em massa das baterias de estado sólido.

 

O design integra um coletor de corrente com múltiplas camadas de material ativo, agentes condutores, aglutinantes e um eletrólito sólido composto por polímeros e sais metálicos. Segundo a patente, este eletrólito penetra através da espessura do elétrodo, o que encurta significativamente a distância que os iões precisam de percorrer. O resultado é um desempenho superior e carregamentos mais rápidos.

 

Uma das grandes vantagens apontadas pela Xiaomi é que esta abordagem é compatível com as linhas de produção já existentes para as baterias de iões de lítio, o que poderia facilitar e acelerar uma futura produção em larga escala.

 

Números que impressionam: carregamento de 800 km em 10 minutos?

 

As reivindicações da Xiaomi para o seu protótipo são ambiciosas. A empresa afirma que a nova bateria permite um design CTB (Cell-to-Body), onde a bateria faz parte da estrutura do veículo, alcançando uma eficiência de volume de 77,8%. Este pack de baterias, com apenas 120 mm de altura, otimiza o espaço interior e melhora a distribuição de peso do automóvel.

 

detalhes da tecnologia da Xiaomi em baterias

 

Em termos de performance, os números avançados são de fazer virar cabeças: uma autonomia estimada de mais de 1200 km (ciclo CLTC) e a capacidade de carregar o suficiente para percorrer 800 km em apenas 10 minutos.

 

Uma corrida renhida com gigantes da indústria

 

A Xiaomi não está, contudo, sozinha nesta maratona tecnológica. O desenvolvimento de baterias de estado sólido é visto como o próximo grande salto na indústria automóvel, e os principais nomes do setor estão a investir fortemente.

 

Fabricantes como a Toyota, BMW e SAIC, bem como gigantes das baterias como a CATL e a BYD, estão a desenvolver as suas próprias soluções. A BMW, por exemplo, já iniciou testes de estrada com um protótipo do i7 equipado com esta tecnologia. A CATL e a SAIC apontam para uma produção em pequena escala até 2027, enquanto a Toyota planeia lançar os seus primeiros modelos com baterias de estado sólido entre 2027 e 2028.

 

O futuro é sólido, mas os desafios persistem

 

As baterias de estado sólido prometem ser uma revolução ao substituir o eletrólito líquido das atuais células de iões de lítio por materiais sólidos, oferecendo maior densidade energética, segurança e estabilidade térmica. No entanto, ainda existem obstáculos significativos, como a condutividade iónica limitada, problemas de contacto entre as camadas e a formação de dendritos de lítio que podem causar curtos-circuitos.

 

A patente da Xiaomi parece focar-se em resolver o desafio do transporte de iões em elétrodos mais espessos, um ponto crucial para permitir carregamentos ultra-rápidos. Segundo analistas, este avanço pode dar à Xiaomi um caminho para integrar as suas próprias baterias de estado sólido nos seus futuros veículos elétricos, reduzindo a dependência de fornecedores externos.

 

Embora uma adoção generalizada desta tecnologia não seja esperada antes de 2030, a entrada da Xiaomi neste campo demonstra que a indústria está a acelerar. Com o investimento a aumentar, as baterias de estado sólido estão, passo a passo, cada vez mais perto de se tornarem uma realidade comercial.




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