
A Rimac Technology, conhecida por fornecer componentes de alto desempenho a marcas como a Aston Martin e a Koenigsegg e pela criação do supercarro elétrico Nevara, acaba de dar um passo importante no futuro dos veículos elétricos. Durante o evento IAA Mobility 2025, a empresa croata apresentou uma nova plataforma de baterias que utiliza exclusivamente a muito aguardada tecnologia de estado sólido.
Esta inovação, desenvolvida em colaboração com a ProLogium e o Mitsubishi Chemical Group, promete mudar as regras do jogo no que toca ao armazenamento de energia para automóveis.
A promessa de uma nova geração de baterias
O anúncio da Rimac Technology no salão de Munique não passou despercebido. A nova plataforma, que integra células de estado sólido da ProLogium com os materiais avançados do Mitsubishi Chemical Group, foi projetada para ser mais leve, mais segura e com uma maior densidade energética do que as soluções atuais de iões de lítio.
As baterias de estado sólido são vistas por muitos como o "santo graal" para a massificação dos veículos elétricos. Um estudo da organização europeia de investigação e desenvolvimento Imec, publicado no ano passado, corroborou as alegações de que esta tecnologia tem o potencial para aumentar a eficiência dos veículos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção, um dos maiores entraves à sua adoção em larga escala.

O futuro elétrico é sólido, mas quando chega?
Apesar do entusiasmo gerado por este anúncio, a paciência continua a ser uma virtude no mundo automóvel. O desenvolvimento comercial e a produção em massa de baterias de estado sólido têm enfrentado vários desafios, o que tem atrasado a sua chegada ao mercado.
Embora várias parcerias tenham sido anunciadas nos últimos anos, os prazos para vermos carros de produção a circular apenas com esta tecnologia ainda parecem distantes. A Nissan, por exemplo, estabeleceu como meta o seu ano fiscal de 2028 para lançar o seu primeiro veículo elétrico equipado exclusivamente com baterias de estado sólido.
Quanto à nova plataforma da Rimac, a empresa preferiu não avançar com qualquer previsão ou um cronograma aproximado para a sua disponibilização aos clientes. A entrada de um nome de peso como a Rimac neste segmento é um sinal claro da direção do mercado, mas tudo indica que ainda teremos de esperar alguns anos até que esta revolução chegue às estradas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!