1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Viasat é a mais recente vítima do grupo de ciberespionagem chinês Salt Typhoon
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Viasat é a mais recente vítima do grupo de ciberespionagem chinês Salt Typhoon em Qui 19 Jun 2025 - 19:48

DJPRMF

hacker a atacar a viasat

A Viasat, uma gigante das comunicações por satélite, tornou-se a mais recente vítima confirmada do notório grupo de ciberespionagem chinês conhecido como Salt Typhoon. Este grupo já tem um historial de ataques bem-sucedidos contra múltiplas empresas de telecomunicações nos Estados Unidos e em todo o mundo.

A empresa, que fornece serviços de internet de banda larga via satélite a governos, companhias de aviação, militares e clientes empresariais, descobriu a intrusão no início deste ano. A Viasat, que no mês passado reportou aos seus acionistas ter cerca de 189.000 assinantes de banda larga nos EUA, tem estado a colaborar com as autoridades federais para investigar a fundo a extensão do ataque, uma notícia avançada originalmente pela Bloomberg.

Gigante das comunicações confirma intrusão, mas tranquiliza clientes

Num comunicado oficial, a Viasat procurou acalmar os ânimos. "A Viasat e o seu parceiro externo independente de cibersegurança investigaram um relatório de acesso não autorizado através de um dispositivo comprometido. Após a conclusão de uma investigação exaustiva, não foi encontrada qualquer evidência que sugira impacto para os clientes", afirmou a empresa ao BleepingComputer.

A companhia acrescentou que, devido à natureza sensível da partilha de informações com parceiros governamentais, não pode fornecer mais detalhes. "A Viasat acredita que o incidente foi remediado e não detetou qualquer atividade recente relacionada com este evento", concluiu.

Salt Typhoon: um historial de ataques a gigantes das telecomunicações

O grupo Salt Typhoon não é um ator desconhecido no panorama da cibersegurança. Conforme confirmado em outubro pelo FBI e pela CISA (Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestruturas dos EUA), estes hackers associados ao estado chinês já comprometeram uma lista impressionante de empresas de telecomunicações, incluindo:

  • AT&T
  • Verizon
  • Lumen
  • Charter Communications
  • Consolidated Communications
  • Windstream

Durante as suas incursões nas redes de telecomunicações dos EUA, os atacantes chegaram a aceder à plataforma de escutas legais das autoridades norte-americanas, obtendo acesso a "comunicações privadas" de um "número limitado" de funcionários do governo. Mais recentemente, a NSA e a CISA identificaram a Comcast e a Digital Realty como outras possíveis vítimas dos ataques do Salt Typhoon. O grupo mantém-se ativo, tendo como alvo fornecedores de telecomunicações em todo o mundo entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, explorando vulnerabilidades em dispositivos de rede Cisco IOS XE não atualizados.

Um alvo recorrente: o ataque russo de 2022

Este não é o primeiro incidente de segurança grave a atingir a Viasat. Em fevereiro de 2022, aproximadamente uma hora antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, hackers russos atacaram o serviço de banda larga por satélite da empresa, o KA-SAT. Na altura, utilizaram o malware "wiper" AcidRain para apagar os dados dos modems de satélite, um ataque que afetou dezenas de milhares de clientes na Ucrânia e na Europa e que chegou a desligar cerca de 5.800 turbinas eólicas na Alemanha que dependiam desses modems para comunicação.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech