1. TugaTech » Software » Noticias de Software » WhatsApp banido do Congresso dos EUA por ser considerado um "risco elevado"
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

WhatsApp banido do Congresso dos EUA por ser considerado um "risco elevado" em Seg 23 Jun 2025 - 18:01

DJPRMF

WhatsApp bloqueado

Os funcionários da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos receberam ordens para deixarem de utilizar o WhatsApp em dispositivos fornecidos pelo governo. A popular aplicação de mensagens foi considerada um risco para a segurança, levando à sua proibição imediata em todos os telemóveis e computadores geridos pela instituição.

A "falta de transparência" ditou a proibição

Numa comunicação interna enviada aos trabalhadores, o diretor administrativo principal (CAO) da Câmara dos Representantes justificou a decisão. Segundo o email, a que o Axios teve acesso, "o Gabinete de Cibersegurança considerou o WhatsApp um risco elevado para os utilizadores devido à falta de transparência na forma como protege os dados do utilizador, à ausência de encriptação dos dados armazenados e aos potenciais riscos de segurança envolvidos na sua utilização".

A diretiva abrange todas as versões da aplicação, incluindo as versões para telemóvel, desktop e web. Como alternativas seguras, foram recomendadas outras plataformas de comunicação, nomeadamente:

  • Microsoft Teams
  • Wickr
  • Signal
  • iMessage
  • FaceTime

Os funcionários foram ainda alertados para se manterem vigilantes contra possíveis tentativas de phishing através destas plataformas.

Meta discorda e defende a encriptação do WhatsApp

A Meta, empresa-mãe do WhatsApp, já reagiu à decisão, mostrando o seu total desacordo. Andy Stone, porta-voz da Meta, afirmou na rede social X que a empresa discorda "nos termos mais fortes possíveis" da caracterização feita pela Câmara dos Representantes.

Stone defendeu a segurança da plataforma, sublinhando que "as mensagens no WhatsApp são cifradas de ponta a ponta por defeito, o que significa que apenas os destinatários, e nem mesmo o WhatsApp, as podem ver". O porta-voz acrescentou que este nível de proteção "é superior ao da maioria das aplicações na lista aprovada pelo CAO, que não oferecem essa proteção". A Meta espera agora conseguir que os membros da Câmara possam voltar a usar a aplicação oficialmente, à semelhança do que acontece com os seus homólogos no Senado.

Uma lista de proibições em crescimento

Esta não é a primeira vez que a administração da Câmara dos Representantes dos EUA limita o uso de aplicações populares em dispositivos governamentais. A decisão sobre o WhatsApp segue-se a restrições semelhantes impostas a outras ferramentas de software consideradas de risco.

A lista de aplicações já banidas inclui nomes conhecidos como o ChatGPT, o TikTok, o DeepSeek e até mesmo o Microsoft Copilot, refletindo uma preocupação crescente com a segurança e a privacidade dos dados no seio das instituições governamentais norte-americanas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech