
Numa altura em que gigantes tecnológicos como a Samsung e a LG anunciam quebras nos lucros, a Acer rema contra a maré e apresenta resultados financeiros robustos para o mês de junho. A fabricante taiwanesa revelou receitas consolidadas de 28,69 mil milhões de dólares taiwaneses (cerca de 915 milhões de euros), um valor que representa um impressionante aumento de 49,7% face ao mês anterior e um crescimento de 1,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes números podem ser um sinal de que o mercado de PCs está finalmente a recuperar após alguns anos difíceis.
Os resultados da primeira metade do ano também são positivos, com a Acer a acumular receitas de 127,87 mil milhões de dólares taiwaneses (aproximadamente 4,08 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 1,5%.
Crescimento em todos os segmentos de PCs
O desempenho em junho foi notável em todas as categorias de computadores. As receitas de portáteis cresceram 11,9% em relação ao ano anterior, os desktops viram um aumento de 19,3% e os Chromebooks subiram 8,2%. De salientar que, na primeira metade do ano, os Chromebooks registaram um crescimento acumulado de 21,2%.
O segmento de PCs comerciais (desktops e portáteis) também não ficou para trás, com um crescimento homólogo de 7,9% em junho, demonstrando que a Acer teve um bom desempenho geral em todo o seu portfólio de computadores.
O fim do Windows 10 e o regresso às aulas como motores do sucesso
O crescimento notório no setor comercial pode ser um forte indicador de que as empresas estão a acelerar a renovação dos seus parques informáticos. Com o fim do suporte para o Windows 10 agendado para outubro, não seria de surpreender que muitas organizações estejam a atualizar os seus equipamentos para garantir a transição atempada.
Por outro lado, o aumento nas vendas de Chromebooks é igualmente significativo. Estes dispositivos são extremamente populares no setor da educação, o que sugere que muitas escolas podem ter aproveitado para se equiparem antes do início do novo ano letivo.
A aposta ganha na diversificação
A Acer revelou ainda que os negócios para além dos computadores pessoais e monitores já representam uma fatia considerável das suas receitas totais: 26,8% em junho e 30,7% na primeira metade do ano. A empresa taiwanesa tem vindo a expandir os seus "múltiplos motores de negócio", e os dados indicam que estes esforços estão a dar frutos. A marca está a diversificar o seu portefólio com produtos em áreas como infraestruturas de Inteligência Artificial, através da Altos Computing, e produtos de lifestyle, como bicicletas elétricas.
Estes dados, divulgados pela própria Acer, pintam um quadro otimista para a empresa, especialmente quando comparados com os resultados preliminares do segundo trimestre de outras gigantes. A LG viu os seus lucros operacionais caírem 47% e a Samsung teve um desempenho ainda pior, com uma queda de 56%.