
A Samsung anunciou um conjunto de melhorias significativas de segurança e privacidade para os seus próximos smartphones Galaxy, que irão correr o One UI 8, a sua interface de utilizador personalizada sobre o sistema operativo Android.
Entre os principais destaques estão a introdução de uma nova arquitetura ao nível do sistema chamada Knox Enhanced Encrypted Protection (KEEP), atualizações à plataforma Knox Matrix e a adição de resistência quântica à conectividade Wi-Fi.
A segurança dos dados na era da IA
Com as ferramentas de Inteligência Artificial a assumirem um papel cada vez mais central no uso diário dos smartphones, a proteção dos dados inseridos pelos utilizadores tornou-se fundamental. Para responder a este desafio, a Samsung apresenta o KEEP, um sistema desenvolvido para suportar o motor de dados pessoais da empresa (Personal Data Engine - PDE) e outras funcionalidades de IA.
Entre as funcionalidades protegidas encontram-se o ‘Now Brief’ (atualizações diárias personalizadas), ‘Smart Suggestions’ (sugestões inteligentes), ‘Moments’ (memórias fotográficas) e a ‘Smart Gallery Search’ (pesquisa de fotos em linguagem natural).
O KEEP distingue-se da já conhecida ‘Pasta Segura’, que funciona apenas como um espaço de armazenamento seguro separado. Trata-se de uma arquitetura que cria ambientes isolados para cada aplicação, permitindo que estas armazenem dados sensíveis de forma encriptada e protegida contra o acesso não autorizado por parte de outros processos.
Expansão do Knox Matrix
O Knox Matrix, a plataforma multidispositivo da Samsung desenhada para proteger e gerir a segurança em todos os equipamentos Galaxy conectados, também receberá atualizações importantes no One UI 8.
Primeiramente, se o sistema detetar manipulação ou falsificação de identidade, o Knox Matrix irá terminar a sessão da conta Samsung automaticamente. Esta ação corta o acesso do atacante a serviços ligados à nuvem, dados e à possibilidade de transitar para outros dispositivos. Quando tal evento ocorre, o utilizador recebe um alerta em todos os seus equipamentos Galaxy conectados.
Outra adição relevante ao Knox Matrix é a capacidade de enviar avisos aos utilizadores quando estes ainda não aplicaram as mais recentes atualizações de segurança nos seus dispositivos.
WiFi à prova de computadores quânticos
O lançamento do One UI 8 traz também melhorias ao ‘Secure WiFi’ da Samsung, que passará a utilizar o esquema ML-KEM, certificado pelo NIST, para oferecer resistência criptográfica pós-quântica.
Esta medida fortalece o processo de troca de chaves e protege as ligações encriptadas contra futuras ameaças baseadas em computação quântica, como os ataques "recolher agora, desencriptar depois", que poderiam expor dados sensíveis dos utilizadores no futuro.
O Secure WiFi oferece ainda um reforço automático ao ligar-se a hotspots públicos, routing multiponto e encriptação de pacotes para anonimização, além de registos relacionados com a segurança.
Está previsto que o One UI 8 seja lançado juntamente com os muito aguardados dispositivos Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7 da Samsung, mas a atualização deverá também chegar a modelos Galaxy mais antigos pouco tempo depois. Os utilizadores que queiram tirar partido das novas proteções deverão atualizar para a nova versão e rever as suas definições de privacidade e segurança de dados.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!