1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Em contramão: novo Mazda CX-5 elimina botões físicos contra a tendência do mercado
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Em contramão: novo Mazda CX-5 elimina botões físicos contra a tendência do mercado em Sáb 12 Jul 2025 - 11:17

DJPRMF

Volante com botões de acesso rápido

A Mazda, conhecida por seguir o seu próprio caminho e resistir a tendências passageiras, parece ter cedido a uma das modas mais controversas da indústria automóvel. Com a revelação da terceira geração do seu popular SUV, o CX-5, a marca japonesa optou por uma abordagem minimalista, reduzindo drasticamente o número de comandos físicos no habitáculo.

Nesta nova geração, desaparecem os controlos físicos dedicados ao sistema de climatização e também o característico comando rotativo que permitia navegar no sistema de infoentretenimento. Os poucos botões que restam foram redesenhados e concentram-se agora no volante, com a promessa de uma utilização mais intuitiva.

A justificação surpreendente da Mazda

Esta mudança é particularmente inesperada, especialmente tendo em conta as críticas generalizadas que os sistemas totalmente dependentes de ecrãs táteis têm recebido. Várias marcas, ouvindo o feedback dos clientes, começaram a reintroduzir botões para funções essenciais.

Por essa razão, a decisão da Mazda levantou questões. O site Motor1 questionou diretamente a marca sobre esta estratégia. A resposta da Mazda foi surpreendente: a mudança foi baseada precisamente no "feedback dos clientes". A fabricante defende que "o novo CX-5 substitui o comando rotativo por um ecrã tátil central, que é a solução mais adequada para minimizar o tempo em que as mãos estão fora do volante".

Esta justificação representa uma inversão na filosofia da própria marca, que nos seus modelos mais recentes impede a interação tátil com o ecrã enquanto o carro está em movimento, forçando o uso do comando rotativo para evitar distrações. Como alternativa, a Mazda salienta que o novo CX-5 conta com tecnologia de reconhecimento de voz para controlar funções como o ar condicionado, o sistema de som ou a navegação.

Uma decisão que vai contra a maré

A aposta da Mazda num interior quase sem botões acontece numa altura em que outras marcas fazem o caminho inverso. A Volkswagen, por exemplo, foi alvo de fortes críticas pela ausência de botões na geração atual do Golf e na família ID., optando por controlos táteis e superfícies hápticas pouco práticas. Em resposta, a marca alemã já está a reintroduzir botões físicos nos volantes e confirmou que os comandos da climatização regressarão em futuros modelos.

O CX-5 não é um caso isolado dentro da Mazda. O recém-lançado Mazda 6e segue um princípio semelhante, embora neste caso possa estar relacionado com a sua base, o modelo chinês Changan Deepal SL03.

O grande obstáculo no horizonte: Euro NCAP

A tendência de eliminar botões físicos pode estar com os dias contados, não só pela reação negativa de clientes e da imprensa especializada, mas também por uma nova regra do Euro NCAP.

A partir de 2026, o organismo independente de segurança vai começar a penalizar na sua avaliação os modelos que não possuam comandos físicos (sejam botões, hastes ou outros) para funções consideradas cruciais. O peso desta nova avaliação será tão significativo que poderá impedir um veículo de alcançar a cobiçada classificação de cinco estrelas se não cumprir este requisito, representando um desafio direto à nova filosofia de design da Mazda.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech