1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Ryzen AI 5 330: o novo CPU da AMD para democratizar os Copilot+ PC
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ryzen AI 5 330: o novo CPU da AMD para democratizar os Copilot+ PC em Qua 16 Jul 2025 - 14:22

DJPRMF

AMD processador Ryzen AI série 300

A AMD acaba de anunciar uma nova adição à sua mais recente família de processadores, reforçando a sua aposta no segmento de computadores com inteligência artificial. A empresa revelou hoje o Ryzen AI 5 330, um novo processador de entrada de gama que, apesar de ser um modelo mais acessível, surpreende ao ultrapassar os requisitos exigentes da Microsoft para ser considerado um PC Copilot+.

A caminhada da AMD até aos Copilot+

A jornada da AMD no mundo da IA começou a dar passos sérios na CES 2023, quando a empresa revelou a sua tecnologia Ryzen AI. Esta tecnologia estreou-se com os APUs móveis da série 7040, baseados na arquitetura Zen 4. Sendo um produto de primeira geração, a sua Unidade de Processamento Neural (NPU) atingia um máximo de 10 TOPS (triliões de operações por segundo).

Em dezembro do mesmo ano, a AMD lançou a série sucessora, a 8040. Embora o CPU ainda fosse baseado em Zen 4, as capacidades de IA foram significativamente melhoradas, atingindo um total combinado de 39 TOPS, com a NPU a receber um aumento de 60%, chegando aos 16 TOPS.

Contudo, este valor ainda não era suficiente para cumprir os requisitos da Microsoft para um PC Copilot+, a designação para os novos computadores otimizados para IA com o Windows 11 24H2. Para receber este selo, os sistemas precisam de ter uma NPU com mais de 40 TOPS. O cenário mudou na Computex 2024, em junho passado, quando a AMD lançou os novos APUs da série Ryzen AI 300, que trouxeram consigo os novos núcleos Zen 5, gráficos RDNA 3.5 e uma NPU baseada na arquitetura XDNA 2, finalmente quebrando a barreira dos 40 TOPS.

Ryzen AI 5 330: potência de IA num formato económico

Até agora, a gama Ryzen AI 300 começava no modelo Ryzen AI 5 340. O novo Ryzen AI 5 330 posiciona-se como o novo modelo de entrada, mas com uma particularidade especial: apesar de ser um processador com apenas quatro núcleos, recebe o tratamento completo ao nível da NPU, tal como as opções mais caras.

Isto significa que o Ryzen AI 5 330 oferece uns impressionantes 50 TOPS de potência na NPU, excedendo confortavelmente os requisitos da Microsoft. "O novo processador AMD Ryzen AI 5 330 foi concebido para oferecer experiências de computação diárias incríveis em PCs Copilot+ de gama média e acessíveis", afirma a AMD. "Com 50 NPU TOPS, os portáteis equipados com o AMD Ryzen AI 5 330 excedem os requisitos da Microsoft para PCs Copilot+, oferecendo verdadeiras experiências de IA de próxima geração construídas para o Windows 11".

Além do menor número de núcleos de CPU, a unidade gráfica integrada no AI 5 330 também sofreu um corte, contando com apenas duas Unidades de Computação (CUs). O novo processador opera com uma frequência base de 2.0 GHz, podendo acelerar até 4.5 GHz, dependendo do TDP configurável que varia entre 15 e 28 watts.

Disponibilidade e o que esperar

A AMD acrescenta que "os sistemas equipados com o processador Ryzen AI 5 330 estarão disponíveis através de OEMs, incluindo a Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e MSI, chegando ao mercado nos próximos meses". Este lançamento promete tornar os computadores com capacidades avançadas de IA mais acessíveis para o consumidor geral, expandindo significativamente o ecossistema de PCs Copilot+.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech