1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Revolução digital no Estado: Governo cria agência de IA e liberaliza carregadores elétricos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Revolução digital no Estado: Governo cria agência de IA e liberaliza carregadores elétricos em Sex 1 Ago 2025 - 23:11

DJPRMF

Computador com teclado e IA

O Governo português anunciou uma profunda remodelação tecnológica da Administração Pública, com a Inteligência Artificial a ser um pilar central para a simplificação e digitalização de todos os ministérios. As novidades, anunciadas esta quinta-feira pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, incluem a criação de uma nova agência tecnológica e a muito aguardada liberalização do carregamento de veículos elétricos. A informação foi avançada pelo ECO.

Nasce a ARTE, a nova agência tecnológica do Estado

O plano do Executivo passa pela criação da Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE) e pela introdução da figura de um diretor de sistemas e tecnologias de informação da Administração Pública, uma espécie de CTO (Chief Technology Officer) para o Estado.

Esta nova agência irá nascer da reestruturação da atual AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e terá como principal missão centralizar a transformação digital do Estado. Ficará sob a sua alçada a implementação de uma estratégia tecnológica transversal, a promoção de tecnologias emergentes como a IA e a gestão da compra de tecnologias de informação e comunicação (TIC), garantindo a interoperabilidade entre os diferentes sistemas governamentais.

Liderança, custos e o combate à burocracia

Segundo o ministro Gonçalo Matias, a ARTE "entrará em funcionamento imediatamente", ficando a cargo da atual direção da AMA, liderada por Sofia Mota. O nome para o cargo de CTO do Estado, que também presidirá à ARTE, ainda não foi identificado e será escolhido através de um "processo concorrencial". O perfil desejado é o de alguém com forte capacidade de coordenação e de garantia da interoperabilidade dos processos.

O governante assegurou que esta reforma não trará um acréscimo de custos para os cofres públicos, uma vez que a função de CTO acumulará com a de presidente da nova agência. Foi também sublinhado que o objetivo não é cortar pessoal, mas sim "combater a burocracia" e "reformar o Estado por dentro".

Carregamento de carros elétricos finalmente livre

Numa outra frente, o Governo retoma um processo deixado em suspenso pela legislatura anterior e avança com a liberalização do carregamento de veículos elétricos. O diploma, que já tinha estado em consulta pública, prevê a abertura total do mercado de carregamento até 2026, uma medida que promete trazer mais concorrência e opções para os utilizadores.

Um calendário para a transformação

A reforma do Estado será abrangente, tocando em todos os ministérios com o objetivo de simplificar e digitalizar processos e rever legislação essencial, como o código da contratação pública e os licenciamentos.

O Governo espera ter a reorganização dos ministérios concluída até ao final do primeiro semestre de 2026 e a transformação digital e organizacional implementada na segunda metade desse mesmo ano. No entanto, já a partir de setembro serão apresentadas propostas de alteração legislativa para acelerar o processo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech