1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Geração Z em Portugal quer "desligar": 77% procuram vida para além dos ecrãs
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Geração Z em Portugal quer "desligar": 77% procuram vida para além dos ecrãs em Seg 4 Ago 2025 - 10:08

DJPRMF

Jovem a usar smartphone na praia

Numa era dominada pela conectividade permanente, um estudo europeu revela uma tendência surpreendente: os jovens, a geração mais digital de sempre, estão ativamente a tentar reduzir o tempo que passam agarrados aos seus telemóveis e anseiam por mais experiências no mundo real. Em Portugal, os números são particularmente expressivos.

O estudo “Smartphones da Geração Z e Alpha”, realizado em 2025 pela GWI a pedido da Vodafone, inquiriu mais de 4.000 jovens em toda a Europa e traça um retrato claro do desejo por um maior equilíbrio entre a vida online e offline.

O paradoxo da geração digital

Apesar de terem crescido com um smartphone na mão, os adolescentes de hoje demonstram uma notável consciência sobre os seus hábitos digitais. Os dados relativos a Portugal são reveladores:

  • 77% dos jovens entre os 11 e os 17 anos querem diminuir o tempo de ecrã, um valor que dispara para uns impressionantes 98% na faixa etária dos 16 aos 17 anos.

  • 94% gostariam de ter ferramentas que os ajudassem a desligar e a descobrir atividades locais.

  • 86% acreditam que ter mais atividades na vida real contribuiria para uma utilização mais saudável do telemóvel.

  • Para 81%, os momentos reais passados com amigos e família trazem mais felicidade do que a interação com conteúdos online.

Estes resultados mostram uma geração que, embora fluente no mundo digital, reconhece a necessidade de recuperar experiências mais tangíveis, semelhantes às que marcaram o crescimento dos seus pais.

Pais preocupados, memórias perdidas

Esta necessidade de uma vida mais "real" ecoa nas preocupações dos seus pais. Um inquérito adicional, realizado pela Censuswide a mais de 756 pais e adolescentes portugueses, revela que 90% dos pais se preocupam com o facto de os seus filhos estarem a perder experiências que foram fundamentais para moldar o seu próprio carácter.

As memórias de infância mais queridas das gerações X e Millennial incluem atividades simples como bater à porta de um amigo para o convidar a brincar (55%), jogar jogos de tabuleiro ou cartas em família (54%) e passar dias inteiros completamente offline (53%) — realidades cada vez mais distantes para muitos jovens de hoje.

Vodafone lança o desafio: 18 aventuras antes da maioridade

Atenta a esta tendência, a Vodafone decidiu passar à ação com o lançamento da campanha ‘18 Antes dos 18’. O objetivo é inspirar os jovens portugueses a redescobrir a magia dos verões fora dos ecrãs, propondo uma lista de atividades para experimentar antes de atingir a idade adulta.

Este conjunto de desafios foi cocriado com o Conselho de Juventude da Vodafone, um fórum pan-europeu composto por jovens dos 11 aos 17 anos, garantindo que as propostas são relevantes e apelativas para o público-alvo.

A lista completa para um verão offline

A lista ‘18 Antes dos 18’ é um convite à aventura e à desconexão, incluindo experiências como:

  • Bater à porta de um amigo e perguntar se quer sair

  • Jogar jogos de tabuleiro ou cartas com amigos e família

  • Passar um dia inteiro offline

  • Ir pescar com amigos ou família

  • Dormir sob as estrelas

  • Andar de bicicleta durante horas sem destino definido

  • Visitar os avós e ouvir as suas histórias

  • Fazer jogos com regras inventadas

  • Ver o nascer do sol

  • Escrever e enviar uma carta ou postal

  • Andar de patins pelo bairro

  • Construir um forte com paus, cobertores ou cartão

  • Desenhar ou rabiscar durante horas

  • Ir à praia

  • Construir um castelo de areia

  • Colher frutos silvestres

  • Subir a uma árvore

  • Experimentar nadar em rios

Uma estratégia para o bem-estar digital

Esta iniciativa não é um caso isolado, inserindo-se numa aposta mais alargada da operadora na promoção do bem-estar digital.

“Na Vodafone, também é nossa responsabilidade ir além da conectividade e apoiar o bem-estar digital: por isso demos à campanha de Natal o mote ‘Experimenta viver mais’, e debatemos no podcast ‘Digitalmente’ o uso consciente da tecnologia. Os adolescentes dizem-nos que não querem estar colados aos telemóveis e que precisam de mais experiências na ‘vida real’. E uma boa oportunidade para isso são os festivais de verão, como o Vodafone Paredes de Coura, ou as atividades disponíveis com descontos no Vodafone Happy, como momentos em família em parques temáticos, livros ou experiências gastronómicas”, afirma Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech