1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Firefox 141: nova função de IA causa picos de CPU e esgota a bateria
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Firefox 141: nova função de IA causa picos de CPU e esgota a bateria em Sáb 9 Ago 2025 - 16:06

DJPRMF

Firefox sobre fogo

A mais recente atualização do popular browser da Mozilla, o Firefox 141, introduziu uma nova funcionalidade de organização de separadores assistida por Inteligência Artificial que, embora promissora, está a gerar uma onda de queixas por parte dos utilizadores. Vários relatos indicam que a nova ferramenta está a provocar um consumo excessivo de CPU e a reduzir drasticamente a autonomia da bateria dos computadores.

O problema da "Inferência" que consome recursos

Pouco depois do lançamento do Firefox 141, utilizadores começaram a partilhar as suas frustrações em plataformas como o Reddit. Num tópico, um utilizador queixou-se de que o desempenho do seu computador tinha piorado subitamente, identificando no gestor de tarefas um processo chamado "Inference" como o culpado pelo elevado consumo de CPU e energia, como detalhado no Reddit.

Outros utilizadores corroboraram a situação, afirmando que terminar o processo "Inference" resultava no encerramento forçado do browser, necessitando de um reinício. A insatisfação é clara, com muitos a questionarem a necessidade de adicionar funcionalidades de IA que, na sua opinião, comprometem a função principal de um navegador: "O objetivo de um browser é descarregar e renderizar páginas web", lamentou um utilizador no Reddit.

IA local para maior privacidade, mas a um custo

A nova funcionalidade de grupos de separadores do Firefox utiliza um modelo de IA que corre localmente no dispositivo do utilizador. Esta abordagem, ao contrário do que acontece com o Google Chrome, que envia dados para os servidores da empresa, visa garantir uma maior privacidade. O sistema analisa os títulos das páginas abertas para sugerir agrupamentos e nomes relevantes.

No entanto, este processamento local tem um custo. A Mozilla utiliza o modelo smart-tab-topic, baseado na tecnologia T5 da Google AI, e o formato Open Neural Network Exchange (ONNX) da Microsoft. Alguns especialistas no Reddit especulam que a utilização do formato ONNX, em vez de alternativas mais eficientes como o GGUF, poderá ser a causa do elevado consumo de recursos.

Como desativar as funções de IA no Firefox

Para os utilizadores que preferem um navegador mais leve e sem as novas funcionalidades de IA, é possível desativá-las através das configurações avançadas do Firefox. Siga estes passos:

  1. Abra um novo separador e escreva about:config na barra de endereços.

  2. Aceite o aviso de risco para continuar.

  3. Na barra de pesquisa, procure por browser.ml.chat.enabled e altere o valor para false.

  4. De seguida, pesquise por browser.tabs.groups.smart.enabled e altere também o valor para false.

Estas alterações irão desativar completamente o chatbot de IA e a organização inteligente de separadores, devolvendo ao Firefox o seu desempenho habitual e poupando a bateria do seu dispositivo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech