1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Falha grave no Gemini permitia controlar a sua casa com um convite de Calendário
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falha grave no Gemini permitia controlar a sua casa com um convite de Calendário em Seg 11 Ago 2025 - 9:25

DJPRMF

Hacker no Gemini

Uma falha de segurança crítica no Gemini, o assistente de inteligência artificial da Google, permitia que atacantes pudessem assumir o controlo remoto de vários serviços e dispositivos de um utilizador. A porta de entrada para este ataque era surpreendentemente simples: um convite malicioso no Google Calendar.

A vulnerabilidade, agora corrigida pela Google, foi descoberta e reportada por investigadores de segurança da SafeBreach. O mais alarmante é que o ataque podia ser executado sem qualquer ação suspeita por parte da vítima, para além das interações normais do dia a dia com o assistente.

Um convite que escondia o perigo

O método de ataque baseava-se numa técnica conhecida como "injeção de prompt indireta". Os atacantes enviavam um convite de calendário para a vítima, mas o título do evento continha uma instrução maliciosa escondida.

Quando o utilizador interagia com o Gemini, por exemplo, ao perguntar "Quais são os meus eventos de calendário para hoje?", o assistente analisava a lista de eventos, incluindo o título malicioso. O Gemini, incapaz de distinguir a instrução hostil de um título legítimo, interpretava-a como um comando a ser executado, passando a fazer parte do seu contexto de conversação.

Para manter o ataque discreto, os atacantes poderiam precisar de enviar seis convites. O Calendário da Google exibe apenas os cinco eventos mais recentes, ocultando os restantes sob um botão "Mostrar mais". No entanto, o Gemini analisava todos os eventos, incluindo o sexto, que continha a instrução maliciosa, sem que a vítima se apercebesse, a menos que expandisse manualmente a lista.

Controlo total sobre a vida digital

Uma vez que o Gemini está integrado em vários serviços da Google, desde o Android ao Workspace, e tem acesso ao Gmail, Calendário e Google Home, os riscos eram enormes. A demonstração do ataque, detalhada num relatório dos investigadores da SafeBreach, revelou que um atacante podia:

  • Aceder ao conteúdo de emails e informações do calendário.

  • Controlar dispositivos domésticos inteligentes através do Google Home.

  • Rastrear a localização da vítima.

  • Abrir aplicações em dispositivos Android.

  • Forçar a participação em videochamadas no Zoom.

  • Apagar ou editar eventos do calendário.

Google agiu a tempo e corrigiu a falha

Felizmente, a Google resolveu o problema antes que este pudesse ser explorado em larga escala. Em comunicado, a empresa agradeceu o trabalho e a divulgação responsável por parte dos investigadores.

"Corrigimos este problema antes que pudesse ser explorado, graças ao excelente trabalho e à divulgação responsável de Ben Nassi e da sua equipa", afirmou Andy Wen, diretor sénior de gestão de produtos de segurança do Google Workspace. "A investigação deles ajudou-nos a compreender melhor os novos vetores de ataque e acelerou o nosso trabalho para implementar novas defesas de ponta que agora protegem os utilizadores. É um ótimo exemplo da importância da colaboração entre a indústria e equipas de segurança."



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech