
Linus Torvalds, o criador do Linux, anunciou o lançamento da primeira versão candidata (Release Candidate) do Kernel 6.17. A chegada desta nova versão de testes acontece após uma janela de integração mais agitada do que o habitual, marcada por uma viagem de Torvalds que concentrou a maior parte do trabalho na primeira semana do ciclo de desenvolvimento.
Apesar do ritmo frenético, o desenvolvimento não foi comprometido e a comunidade pode agora começar a testar as novidades que se avizinham.
Um desenvolvimento atribulado, mas saudável
Numa comunicação à comunidade, Linus Torvalds explicou que, devido às suas viagens, teve de gerir a maior parte das submissões de código mais cedo. Agradeceu a todos os que enviaram as suas contribuições atempadamente, mas não deixou de notar que os mais atrasados encontraram um "Linus um pouco mais irritado".
Apesar dos contratempos, Torvalds descreveu a janela de integração como "bastante saudável". Em termos de estatísticas, o tamanho do patch e o número de commits foram considerados "bastante normais". O líder do projeto Linux mencionou ainda que teve de recorrer a algumas "bisseções" – uma técnica de depuração para encontrar a origem exata de um erro – para resolver problemas, um dos quais conseguiu gerir mesmo durante a sua viagem.
O que há de novo no kernel 6.17?
Esta primeira versão candidata do Linux 6.17 traz consigo um vasto leque de atualizações que abrangem várias áreas do sistema. O registo de alterações, que Torvalds descreve como uma "visão a 10.000 pés" devido ao enorme número de commits, destaca contribuições significativas em áreas como VFS (Virtual File System), BPF, gestão de memória (MM), mitigações para CPUs x86, e inúmeras atualizações de drivers e outros subsistemas.
Os interessados em explorar todos os detalhes técnicos podem consultar o anúncio oficial na LKML (Linux Kernel Mailing List).
Lançamento final e a chegada ao Ubuntu 25.10
Este é apenas o primeiro de, habitualmente, sete ou oito "release candidates" que são lançados antes da versão final. Com base neste ciclo, a versão estável do Linux 6.17 deverá ser oficialmente lançada no dia 28 de setembro ou, o mais tardar, a 5 de outubro.
Uma das grandes expectativas é que esta nova versão do kernel seja a escolhida para equipar o Ubuntu 25.10, o que significa que milhões de utilizadores poderão beneficiar destas melhorias em breve. Entretanto, o Linux 6.16, lançado há algumas semanas, já começa a chegar a várias distribuições, especialmente as de lançamento contínuo (rolling release) como o Arch Linux.