1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Stelato S9T: a nova carrinha da Huawei chega com ambição e esgota 10.000 encomendas em uma hora
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Stelato S9T: a nova carrinha da Huawei chega com ambição e esgota 10.000 encomendas em uma hora em Seg 18 Ago 2025 - 11:50

DJPRMF

huawei stelato s9t

A Stelato, a marca automóvel resultante da parceria entre a Huawei e a gigante estatal BAIC, acaba de agitar o mercado chinês. No dia 18 de agosto arrancaram as pré-vendas da sua nova carrinha (station wagon), a Stelato S9T, e o sucesso foi imediato: em apenas uma hora, foram registadas 10.000 encomendas, um sinal claro do enorme interesse que os produtos da gigante tecnológica continuam a gerar.

Este novo modelo, com mais de 5,1 metros de comprimento, promete combinar luxo, tecnologia de ponta e motorizações eficientes, com um preço de partida de 328.000 yuan, o equivalente a cerca de 42.000 euros à taxa de câmbio atual.

Uma resposta às vendas modestas do primeiro modelo?

A Stelato não é uma estreante. A marca lançou no ano passado o seu primeiro veículo, o sedan de luxo Stelato S9. No entanto, com 15.068 unidades vendidas entre outubro de 2024 e julho de 2025, o modelo ficou aquém das ambiciosas metas de 120.000 unidades anuais. O lançamento da S9T parece ser uma aposta forte para dinamizar a marca e conquistar uma nova fatia do competitivo mercado de veículos elétricos, onde até os rivais aconselham os clientes a comprar um Tesla.

Design e dimensões que impressionam

Visualmente, a Stelato S9T partilha a identidade estética do seu irmão sedan. Apresenta uma frente aerodinâmica sem grelha, faróis com um formato distintivo e uma entrada de ar trapezoidal no para-choques. Detalhes como os puxadores de porta retráteis, as jantes cromadas e uma linha de tejadilho descendente conferem-lhe um ar elegante e moderno. Na traseira, destaca-se um spoiler desportivo e um conjunto de farolins que percorre toda a largura do veículo.

Com 5160 mm de comprimento, 2005 mm de largura, 1492 mm de altura e uma distância entre eixos de 3050 mm, a S9T é uma presença imponente na estrada. Para referência, é 210 mm mais comprida que a Mercedes-Benz E-Class All-Terrain. De série, a carrinha vem equipada com suspensão a ar e um sistema de controlo de amortecimento contínuo.

Um interior tecnológico dominado por ecrãs e luxo

O habitáculo da S9T é um verdadeiro centro de comando tecnológico. O painel de instrumentos é dominado por três ecrãs: um ecrã principal flutuante de 16,1 polegadas, um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas para o condutor e um terceiro ecrã de 12,3 polegadas para o passageiro da frente. O sistema operativo, como não poderia deixar de ser, é fornecido pela Huawei.

O conforto é uma prioridade, com os bancos a oferecerem aquecimento, ventilação e massagem de 10 pontos de série. O banco do passageiro dianteiro inclui ainda um modo "gravidade zero". Para os passageiros traseiros, existe a opção de um projetor de 32 polegadas. A bagageira tem uma capacidade generosa de 660 litros, e o interior conta ainda com um sistema de som com 25 altifalantes da Huawei e um frigorífico integrado.

interior do veículo

A S9T está equipada com o sistema de assistência à condução ADS 4 da Huawei, que recorre a 32 sensores, incluindo quatro LiDARs desenvolvidos pela própria empresa. O sistema permite funções avançadas de condução autónoma, como o Navigate on Autopilot (NOA) ponto-a-ponto e estacionamento autónomo.

Motorizações para todos os gostos: 100% elétrico ou com extensor de autonomia

A Stelato S9T oferece duas configurações de motorização. A versão 100% elétrica (BEV) de entrada conta com um motor traseiro de 227 kW (304 cv). A variante mais potente adiciona um motor à frente, resultando numa tração integral (AWD) com uma potência combinada de 385 kW (516 cv). Ambas as versões utilizam uma bateria NMC de 100 kWh da CATL, com a versão de tração traseira a prometer uma autonomia de até 801 km (ciclo CLTC).

Para quem sofre de ansiedade de autonomia, a versão EREV (com extensor de autonomia) é a solução. Esta combina o mesmo motor elétrico de 227 kW com um motor a gasolina de 1.5 litros (158 cv) que funciona exclusivamente como gerador para carregar a bateria. Existem duas opções de bateria LFP: uma de 37 kWh e outra de 53,4 kWh, esta última permitindo uma autonomia puramente elétrica de até 354 km. Em modo híbrido, a autonomia total pode chegar aos 1.305 km.

Preços e disponibilidade na China

As pré-vendas na China arrancaram com quatro variantes disponíveis. Os preços para as versões EREV variam entre os 328.000 e os 368.000 yuan (aproximadamente 42.000 a 47.100 euros). Já as versões 100% elétricas situam-se entre os 348.000 e os 388.000 yuan (cerca de 44.500 a 49.700 euros). É importante sublinhar que estes valores são conversões diretas e não refletem os custos de impostos e taxas que seriam aplicados numa eventual comercialização em Portugal.

A Stelato S9T chegará oficialmente ao mercado chinês em setembro de 2025. Para já, não há qualquer informação sobre uma possível expansão para mercados internacionais, sendo provável que a marca concentre todos os seus esforços em consolidar a sua posição no seu país de origem.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech