1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google avança com primeiro reator nuclear para alimentar os seus data centers no Tennessee
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google avança com primeiro reator nuclear para alimentar os seus data centers no Tennessee em Seg 18 Ago 2025 - 18:59

DJPRMF

central de energia nuclear da Google

A aposta das gigantes tecnológicas na energia nuclear continua a ganhar força. A Google anunciou hoje a localização do seu primeiro reator nuclear, um passo significativo no acordo firmado em 2024 com a startup Kairos Power. A central será construída em Oak Ridge, no Tennessee, e representa uma nova era na forma como os data centers são alimentados.

O projeto Hermes 2

A nova central, denominada Hermes 2, ficará instalada em Oak Ridge e fornecerá 50 megawatts de energia à Google. Esta energia será gerida através de um contrato de compra a longo prazo com a Tennessee Valley Authority (TVA), a entidade fornecedora de eletricidade da região.

Este é o primeiro passo de um acordo muito mais ambicioso, que prevê a instalação de múltiplos pequenos reatores modulares (SMRs). O objetivo é alimentar os centros de dados da Google localizados no Condado de Montgomery, no Tennessee, e no Condado de Jackson, no Alabama. O arranque das operações da central Hermes 2 está previsto para 2030.

Uma parceria estratégica para o futuro da energia

Este movimento da Google marca o primeiro acordo corporativo para a compra de energia nuclear gerada por SMRs, consolidando uma parceria entre a gigante da pesquisa, a inovadora Kairos Power e a TVA.

Num comunicado, Don Moul, CEO da TVA, destacou a importância da iniciativa. "A energia nuclear é o alicerce da segurança energética do futuro. O facto de a Google intervir e ajudar a suportar os custos e os riscos de projetos nucleares pioneiros não só ajuda a Google a alcançar as suas metas, como também nos impede de sobrecarregar os nossos clientes com o desenvolvimento dessa tecnologia."

Um investimento a longo prazo em energia limpa

O acordo global entre a Google e a Kairos Power prevê atingir uma capacidade total de 500 MW até ao ano de 2035. Embora os detalhes financeiros específicos do negócio não tenham sido divulgados, a aposta demonstra um compromisso sério com fontes de energia estáveis e livres de carbono para suportar a crescente procura das suas infraestruturas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech