1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft detalha o plano para tornar o WinUI do Windows 11 em código aberto
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft detalha o plano para tornar o WinUI do Windows 11 em código aberto em Ter 26 Ago 2025 - 9:14

DJPRMF

interface do Windows 11

A Microsoft revelou finalmente mais detalhes sobre o seu plano para tornar o WinUI, a framework de interface de utilizador do Windows 11, num projeto de código aberto. Esta é uma medida há muito pedida pela comunidade de programadores, mas a sua implementação não é tão simples como carregar num botão, dada a profunda integração do WinUI com componentes proprietários do sistema operativo.

A gigante tecnológica pretende abordar esta transição de forma cuidada e faseada para garantir que o processo decorre sem percalços.

Um plano de quatro fases para a transição

A estratégia da Microsoft está dividida em quatro fases distintas. A primeira fase foca-se em disponibilizar mais contribuições internas no GitHub. A segunda permitirá que os programadores clonem o repositório e compilem o WinUI localmente.

Na terceira fase, o projeto será aberto a contribuições de programadores externos, e a quarta e última fase consolidará o GitHub como o local principal para todo o desenvolvimento, rastreio de problemas e envolvimento da comunidade, abandonando gradualmente os repositórios internos.

Datas e os desafios pela frente

Atualmente, as equipas da Microsoft estão a trabalhar na complexa tarefa de "desembaraçar" o WinUI das partes proprietárias do Windows que não podem ser partilhadas publicamente. A empresa confirmou que, assim que o Windows App SDK 1.8 for lançado oficialmente (a versão de antevisão saiu a 19 de agosto), os programadores começarão a implementar os primeiros pull requests no GitHub.

A Microsoft estima que a primeira fase do plano esteja concluída no início de outubro de 2025. Quanto à segunda fase, que permitirá aos programadores compilar o código localmente, a empresa afirma que a ideia está em "exploração ativa", mas requer uma abordagem mais cautelosa, pelo que mais detalhes serão partilhados futuramente.

Os programadores interessados podem acompanhar toda a discussão e o progresso do projeto diretamente na página do GitHub.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech