1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Google Tables vai encerrar: a ferramenta de gestão de trabalho tem os dias contados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google Tables vai encerrar: a ferramenta de gestão de trabalho tem os dias contados em Qui 11 Set 2025 - 16:42

DJPRMF

Google Tables

A Google anunciou o fim de mais um dos seus projetos. Desta vez, trata-se do Google Tables, uma ferramenta de controlo e gestão de trabalho que se apresentava como uma alternativa ao popular Airtable. A empresa confirmou que o serviço deixará de estar disponível a partir de 16 de dezembro de 2025.

Num email enviado aos utilizadores esta semana, a Google aconselha a que todos os dados sejam exportados ou migrados para outras plataformas da empresa, nomeadamente o Google Sheets ou o AppSheet, dependendo das necessidades de cada um. A comunicação oficial pode ser consultada numa página de suporte da Google.

De projeto experimental a produto oficial

Lançada em 2020, a plataforma Tables nasceu com o objetivo de tornar o acompanhamento de projetos mais eficiente através de automações. A ferramenta foi um dos muitos projetos que emergiram da Area 120, a incubadora interna da Google dedicada ao desenvolvimento de ideias experimentais.

O sucesso inicial foi notável, tanto que em 2021 o Tables deixou a fase beta para se tornar um produto oficial do Google Cloud. Na altura, a Google via a ferramenta como uma solução versátil para áreas como gestão de projetos, operações de TI, CRM e recrutamento.

No entanto, a Area 120 foi uma das vítimas das reorganizações internas da Google em 2022, que viu a empresa reduzir drasticamente o investimento em projetos experimentais para se focar em inteligência artificial. Apesar de o Tables ter sobrevivido a estes cortes iniciais, ao ser integrado na equipa do Google Workspace, o seu destino ficou agora selado.

O que fazer com os seus dados?

Para os atuais utilizadores do Tables, a Google apresenta duas vias de migração. A primeira opção passa pela exportação direta para o Google Sheets, onde se pode continuar a gerir os fluxos de trabalho através de tabelas e notificações condicionais.

A segunda, e mais recomendada pela Google, é a migração para a AppSheet, a plataforma de desenvolvimento de aplicações sem código da empresa. Para facilitar a transição, foi criada uma nova ferramenta de migração que permite importar os dados preservando a formatação, como os tipos de coluna e as relações entre elas. Uma vez na AppSheet, os utilizadores podem gerir os seus projetos com automações e integrações com o Workspace.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech