
A Apple apresentou na semana passada a sua nova linha iPhone 17, assinalando uma viragem significativa em relação às gerações anteriores no que toca ao design. O modelo base conta agora com um ecrã de maiores dimensões, enquanto as variantes Pro surgem com um painel traseiro completamente redesenhado. A grande novidade é a introdução de um novo modelo Air, focado em ser mais fino e portátil.
Esta nova abordagem reflete uma mudança na estratégia de design da empresa desde a saída de Jony Ive em 2019. A série iPhone 17 é a pedra basilar da renovada estratégia de hardware da Apple, estabelecendo as fundações para uma nova geração de iPhones mais resistentes e concebidos em torno das necessidades dos utilizadores.
O fim da era Jony Ive e a nova aposta da Apple
A análise parte de Mark Gurman, na sua newsletter Power On para a Bloomberg, que afirma que a Apple está a "repensar o seu hardware de uma forma que não víamos há anos". Segundo Gurman, a primeira grande mudança a chegar aos iPhones é um foco renovado na durabilidade.
Sempre que um novo iPhone é lançado, vários YouTubers colocam-no à prova, tentando dobrá-lo ou testando a resistência do seu ecrã. Embora a maioria dos modelos recentes tenha sobrevivido a estes testes de tortura, a Apple pretende tornar o seu produto mais vendido ainda mais robusto. De acordo com Gurman, podemos esperar menos ecrãs partidos e outros danos graves, graças a um vidro mais resistente tanto na parte frontal como na traseira.
Mais bateria e melhores câmaras nos modelos Pro
Outra alteração significativa para as variantes Pro manifesta-se na melhoria das suas funcionalidades, incluindo atualizações na bateria e aperfeiçoamentos na câmara, tornando a oferta mais apelativa para os consumidores. Esta poderá ser uma das mudanças de design mais importantes dos últimos anos, uma vez que a Apple tem tradicionalmente procurado tornar os iPhones mais finos e leves. Ao mesmo tempo, uma bateria de maior capacidade poderia comprometer esses esforços.
O futuro a longo prazo já está a ser desenhado
Relatos anteriores sugerem que a Apple está a planear pelo menos três anos de grandes redesenhos para o iPhone, sendo a linha iPhone 17 o primeiro passo. Espera-se que o primeiro iPhone dobrável da empresa chegue ao mercado em 2026, seguido por um modelo centrado no vidro em 2027, para coincidir com o 20.º aniversário do icónico smartphone.