1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Portugal foi alvo de campanha de desinformação russa sobre incêndios
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Portugal foi alvo de campanha de desinformação russa sobre incêndios em Ter 16 Set 2025 - 13:28

DJPRMF

incêndio florestal

Portugal esteve na mira de uma campanha de desinformação com origem na Rússia durante o mês de agosto, que utilizou os incêndios florestais como tema central para espalhar narrativas falsas. A conclusão consta no mais recente relatório mensal do Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO), que monitoriza a disseminação de notícias falsas no espaço europeu.

O engano dos aviões russos

A principal narrativa detetada visava retratar a Rússia como uma "potência benevolente". Foi disseminada a alegação de que Portugal teria solicitado o envio de aviões anfíbios à Federação Russa para auxiliar no combate aos incêndios, um pedido que, a ser verdadeiro, violaria as sanções impostas pela União Europeia a Moscovo.

Esta informação, impulsionada por figuras como o eurodeputado grego Nikolas Farantouris, foi prontamente desmentida. A mesma tática foi utilizada na Grécia, com o objetivo de criar uma imagem positiva do regime russo em momentos de crise.

Um problema à escala europeia

O caso português não é isolado. O relatório do EDMO, que resulta da análise de 1.441 artigos intercetados por 33 organizações de verificação de factos, revela que as alterações climáticas foram o tema mais explorado pela desinformação em agosto, representando 9% do total de notícias falsas.

Outros temas em destaque incluem a guerra na Ucrânia (7%), a União Europeia (6%) e o conflito entre Israel e o Hamas (5%). A recente cimeira entre Vladimir Putin e Donald Trump serviu também de pretexto para ridicularizar a UE e retratar os seus membros como "belicistas", uma imagem reforçada por narrativas falsas de propaganda russa.

A tecnologia como arma de desinformação

A tecnologia, nomeadamente a Inteligência Artificial (IA), desempenha um papel cada vez mais relevante nestas campanhas. Cerca de 10% do conteúdo falso verificado em agosto utilizava material gerado por IA.

Mais preocupante, o relatório do EDMO deixa um alerta: há uma tendência crescente de utilizadores que recorrem a modelos de IA para tentar verificar informações, um método que pode ser pouco fiável e que, ironicamente, contribui para a disseminação de ainda mais desinformação.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech