1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Tribunal ordena e a Meta obedece: feed cronológico no Facebook e Instagram será permanente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Tribunal ordena e a Meta obedece: feed cronológico no Facebook e Instagram será permanente em Qui 2 Out 2025 - 19:32

DJPRMF

facebook 3d

Se está farto de lutar contra os algoritmos do Facebook e do Instagram para conseguir ver as publicações por ordem cronológica, temos boas notícias. Um tribunal nos Países Baixos deu razão a um grupo de defesa dos direitos digitais e obrigou a Meta a tornar essa escolha permanente e mais acessível para os utilizadores.

A decisão surge na sequência de um processo judicial movido pela Bits of Freedom (BoF), uma organização sem fins lucrativos holandesa que luta pela privacidade e pelos direitos digitais. A organização argumentou que a forma como a Meta implementava a opção de feed cronológico violava a nova Lei dos Serviços Digitais (DSA) da União Europeia.

O que são os "padrões obscuros"?

Atualmente, para ativar o feed cronológico no Instagram, é preciso clicar no logótipo da aplicação, e no Facebook, a opção está escondida num menu separado. O problema? A escolha não é guardada. Assim que fecha a aplicação, o feed algorítmico volta a ser o padrão.

O tribunal de Amesterdão considerou esta prática um "padrão obscuro", um termo usado para descrever interfaces desenhadas para enganar ou frustrar os utilizadores, levando-os a tomar decisões que não são do seu interesse. Segundo a decisão, esta implementação cria uma "fadiga de escolha", violando o Artigo 25 da Lei dos Serviços Digitais.

Esta lei, juntamente com a Lei dos Mercados Digitais (DMA), visa regular as grandes plataformas online, como as da Meta, que contam com mais de 45 milhões de utilizadores ativos mensais na UE. O objetivo é combater conteúdos ilegais, aumentar a transparência dos algoritmos e dar mais poder aos utilizadores.

Multas pesadas se a Meta não cumprir

A empresa de Mark Zuckerberg tem agora duas semanas para tornar a opção de feed cronológico persistente, ou seja, a escolha do utilizador tem de ser guardada mesmo depois de fechar a aplicação. A opção terá também de ser mais fácil de encontrar.

Caso não cumpra o prazo, a Meta arrisca uma multa diária de 100.000 euros, até um valor máximo de 5 milhões de euros. Para além disso, a empresa foi condenada a pagar as custas judiciais da Bits of Freedom.

Maartje Knaap, porta-voz da BoF, afirmou ser "absolutamente inaceitável que um punhado de bilionários da tecnologia americanos determinem como vemos o mundo", acrescentando que a decisão "mostra que a Meta não é intocável". A regulação europeia continua, assim, a dar cartas na defesa da privacidade e dos direitos dos cidadãos digitais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech