1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » IA já escreve 17% das comunicações de empresas e governos, revela estudo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

IA já escreve 17% das comunicações de empresas e governos, revela estudo em Sex 3 Out 2025 - 15:38

DJPRMF

Inteligência Artificial com pessoa digital

Aquele comunicado de imprensa bem articulado ou até mesmo a resposta a uma queixa de consumidor que recebeu recentemente podem não ter sido escritos por uma pessoa. Um novo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela uma tendência crescente e inequívoca: a inteligência artificial (IA) já é responsável por cerca de 17% das comunicações de empresas e organizações governamentais.

A investigação, liderada por James Zou e publicada na revista Cell Press Patterns, analisou a presença de texto gerado por IA desde o lançamento público de grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, no final de 2022. Os resultados mostram que a adoção desta tecnologia tem sido rápida e transversal a vários setores.

Queixas, comunicados e tecnologia na mira da IA

Para chegar a estas conclusões, a equipa de investigação utilizou um programa de deteção de IA para analisar um vasto conjunto de textos. Entre as mais de 687.000 queixas de consumidores registadas nos EUA entre 2022 e 2024, o estudo apurou que aproximadamente 18% foram "provavelmente escritas por IA".

No mundo empresarial, o impacto é ainda mais notório. Ao analisar plataformas de comunicados de imprensa como a Newswire, PRWeb e PRNewswire, os investigadores descobriram que, desde a chegada do ChatGPT, quase um quarto dos comunicados publicados foram gerados por inteligência artificial. O setor de ciência e tecnologia destacou-se, apresentando a maior taxa de utilização de IA no final de 2023.

Nem os anúncios de emprego escapam

A influência da IA estende-se também ao recrutamento. Embora as grandes empresas no LinkedIn pareçam recorrer menos a esta ferramenta, o estudo descobriu que cerca de 10% dos anúncios de emprego de empresas mais pequenas foram provavelmente elaborados com o auxílio de modelos de linguagem.

Até mesmo organizações internacionais, como as Nações Unidas, estão a adotar a tecnologia. A análise aos seus comunicados de imprensa em inglês revelou um salto significativo: de apenas 3% de textos assistidos por IA no início de 2023 para mais de 13% no final de 2024.

Um crescimento que pode ser ainda maior

De uma forma geral, o estudo concluiu que o conteúdo assinalado como sendo maioritariamente escrito por IA aumentou de 1,5%, antes de novembro de 2022, para mais de 15% em agosto de 2023, estabilizando perto dos 17% em agosto de 2024.

Contudo, o investigador James Zou deixa um alerta importante: estes números representam provavelmente uma estimativa conservadora. O programa de deteção utilizado no estudo tem dificuldade em identificar com precisão textos que foram gerados por IA mas posteriormente editados por humanos, o que sugere que a taxa real de adoção da inteligência artificial na comunicação pode ser ainda mais elevada.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech