1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Microsoft quer acabar com a dependência da Nvidia e aposta nos seus próprios chips de IA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft quer acabar com a dependência da Nvidia e aposta nos seus próprios chips de IA em Sex 3 Out 2025 - 20:03

DJPRMF

chip dedicado de IA

A corrida pela supremacia no campo da Inteligência Artificial está a redesenhar o panorama dos centros de dados. Atualmente, a Nvidia domina o mercado com os seus potentes aceleradores, mas esse controlo pode estar prestes a abrandar. A Microsoft está a investir milhares de milhões no desenvolvimento dos seus próprios chips e a expandir a sua capacidade para não ficar para trás na crescente procura por poder computacional.

A gigante de Redmond, que atualmente depende dos chips da Nvidia para os seus centros de dados, está a trabalhar ativamente para implementar as suas próprias soluções de hardware no futuro. Segundo Kevin Scott, Diretor de Tecnologia da Microsoft, a empresa tem planos a longo prazo que visam reduzir a necessidade de recorrer a fornecedores externos.

Numa conversa durante a Italian Tech Week, moderada pela CNBC, Scott explicou que a Microsoft não deposita uma "fé cega" em nenhum acelerador de IA específico. Em vez disso, a empresa opta pela solução que oferece o melhor equilíbrio entre preço e desempenho. Embora a tecnologia GPU da Nvidia tenha satisfeito as necessidades da Microsoft durante anos, Scott frisou que a empresa "considerará literalmente qualquer coisa para garantir que temos capacidade suficiente para responder a esta procura".

A aposta no hardware próprio

A Microsoft já conta com uma frota diversificada de aceleradores, incluindo chips da Nvidia, AMD e outros parceiros. No entanto, a empresa está a desenvolver as suas próprias soluções, como o CPU Cobalt baseado em Arm e o acelerador de IA Maia. Kevin Scott confirmou que já estão a trabalhar na próxima geração deste hardware, embora não tenha fornecido mais detalhes.

O objetivo da Microsoft é construir sistemas completos de ponta a ponta, incluindo infraestruturas de rede e arrefecimento, o que lhes daria total liberdade para otimizar o desempenho. A empresa já tornou públicas as suas ambições, anunciando recentemente o desenvolvimento do centro de dados de IA mais potente do mundo e uma nova solução de arrefecimento por microfluidos.

A iminente crise de capacidade computacional

Apesar dos crescentes avisos sobre uma potencial bolha na indústria da IA, Scott sublinhou que a capacidade computacional ainda não consegue acompanhar a procura. A Microsoft antecipa uma crise "massiva" num futuro próximo, à medida que as empresas lutam para expandir a sua infraestrutura com a rapidez necessária para suportar as cargas de trabalho geradas por aplicações como o ChatGPT.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech