1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Apple sobe a parada e oferece até 2 milhões de dólares a quem encontrar falhas de segurança críticas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple sobe a parada e oferece até 2 milhões de dólares a quem encontrar falhas de segurança críticas em Sex 10 Out 2025 - 12:35

DJPRMF

Apple logo

A Apple anunciou uma atualização significativa ao seu programa de recompensas de segurança (Security Bounty), elevando os prémios para valores recorde na indústria. A empresa duplicou a recompensa máxima, passando de 1 para 2 milhões de dólares, para incentivar a descoberta de vulnerabilidades complexas que possam ser exploradas por spyware mercenário sem qualquer interação por parte do utilizador.

Numa tentativa de se proteger contra as ameaças mais sofisticadas, a gigante de Cupertino está disposta a abrir os cordões à bolsa. A empresa detalhou as mudanças no seu blogue oficial de segurança, onde explica que o pagamento máximo pode mesmo ultrapassar os 5 milhões de dólares para a descoberta de falhas ainda mais críticas, como bugs em software beta ou formas de contornar o Modo de Isolamento (Lockdown Mode), uma arquitetura de segurança reforçada no Safari.

Uma fortuna para proteger os utilizadores

As novas tabelas de prémios não se ficam pelo valor máximo. A Apple aumentou substancialmente as recompensas em várias categorias para atrair os melhores talentos da cibersegurança. A descoberta de cadeias de exploração que necessitem de apenas um clique do utilizador pode agora render até 1 milhão de dólares, um aumento considerável face aos anteriores 250.000 dólares.

Da mesma forma, ataques que exijam proximidade física ao dispositivo veem a sua recompensa máxima subir para 1 milhão de dólares. Já para as vulnerabilidades que necessitem de acesso físico a um dispositivo bloqueado, o prémio foi duplicado para 500.000 dólares. Investigadores que consigam demonstrar uma execução de código no WebContent combinada com uma fuga à "sandbox" podem receber até 300.000 dólares.

O combate ao spyware mercenário

A Apple justifica este investimento massivo com a crescente sofisticação dos ataques. A empresa afirma que os únicos ataques ao nível do sistema iOS observados em cenários reais provieram de spyware mercenário, historicamente associado a atores estatais e usado para visar indivíduos específicos.

Com novas funcionalidades como o Modo de Isolamento e a "Memory Integrity Enforcement" (que combate vulnerabilidades de corrupção de memória), a Apple tornou estes ataques mais difíceis. No entanto, a empresa reconhece que os atacantes continuarão a evoluir as suas técnicas, esperando que as recompensas mais elevadas incentivem "investigação altamente avançada nas superfícies de ataque mais críticas, apesar da dificuldade acrescida".

Ivan Krstić, vice-presidente de engenharia e arquitetura de segurança da Apple, revelou à Wired que a empresa já atribuiu mais de 35 milhões de dólares a mais de 800 investigadores de segurança desde a criação do programa. Embora os pagamentos de topo sejam raros, a Apple já efetuou vários pagamentos de 500.000 dólares, mostrando o seu compromisso em recompensar quem ajuda a proteger o seu ecossistema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech